Semana Farroupilha

Chama crioula será acesa neste sábado em Cruz Alta

Fim de semana será marcado, ainda, pelo começo da montagem do Acampamento Farroupilha

15/08/2014 | 18h20
Chama crioula será acesa neste sábado em Cruz Alta Claudio Vaz/Agencia RBS
Centelha da chama crioula será levada a 30 regiões do Estado Foto: Claudio Vaz / Agencia RBS

Acesa na tarde desta sexta-feira no distrito de Benjamin Nott, em frente à cruz que dá nome à cidade de Cruz Alta, a chama crioula estará no Centro de Eventos do município às 10h de sábado. De lá, sua centelha será distribuída a cavaleiros para ser levada às 30 regiões do Estado, dando largada para os festejos farroupilhas no Rio Grande do Sul.

— A chama representa o sentimento nativista. É um ato simbólico de demonstração do amor à terra e da valorização das tradições — explica o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris.

Leia todas as notícias sobre Semana Farroupilha
Leia as últimas notícias de Zero Hora

O transporte da chama para Porto Alegre será feito pela 1ª Região Tradicionalista. A previsão de chegada na sede da 1ª Região, na zona sul da Capital, é dia 24. Ela ficará ali até o dia 7 de setembro e depois segue para o Acampamento Farroupilha, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

A chama crioula surgiu com a extinção da pira da pátria. A primeira centelha foi acesa em 1947, por Paixão Côrtes, dando início à tradição que se repete todos os anos.

Montagem do Acampamento Farroupilha começa às 8h

O sábado também será marcado pelo início da montagem dos galpões do Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Os trabalhos terão início às 8h.

Quase 300 galpões serão erguidos no local, que, durante a Copa, sediou um acampamento extraordinário. Algumas instalações do evento especial, como a praça de alimentação, a feira e as estruturas administrativas, serão aproveitadas.

Nesta sexta-feira, o coordenador do Acampamento Farroupilha, Giovani Tubino, assinou os alvarás de liberação para os piquetes que vão participar do evento, que tem início no dia 7 de setembro. A ideia é que a montagem seja finalizada uma semana antes.

Leia todas as notícias sobre Acampamento Farorupilha
Leia todas as notícias de Porto Alegre

Em 2013, o Acampamento Farroupilha recebeu mais de 700 mil pessoas. O evento extraordinário, realizado durante a Copa, ultrapassou os 100 mil visitantes.

— Esperamos atingir, no mínimo, o mesmo público de 2013. Mas quero que venha muito mais. Brasileiros, estrangeiros, todo mundo — espera Tubino.

A 27ª edição do evento segue até o dia 20 de setembro. Este ano, o tema dos Festejos Farroupilhas é "Eu sou do Sul".

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.