Tempo instável

Chuva se espalha pelo Estado e em alguns locais houve até granizo

Meteorologistas preveem chances de temporal em pontos isolados do RS e chuva, sem grandes acumulados, em todas as regiões

10/08/2014 | 13h32
Chuva se espalha pelo Estado e em alguns locais houve até granizo Gerson Müller/Arquivo pessoal
Leitor registrou pedras de granizo que caíram pela amnhã no interior de Santa Cruz do Sul Foto: Gerson Müller / Arquivo pessoal

O domingo de Dia dos Pais e Gre-Nal é de chuva — ou vai ser — em todo o Estado, devido a uma frente fria. Em Passo Fundo, cidade com maior acumulado, com 12 mm, começou a chover ainda durante a noite, enquanto em outras regiões, como Santa Cruz do Sul, houve até queda de granizo durante a manhã.

Segundo o santa-cruzense Gerson Müller, a chuva iniciou no interior do município por volta das 10h30min e as pedras de gelo caíram com intensidade por aproximadamente 15 minutos. Na vizinha Rio Pardo, conforme a Somar Meteorologia, choveu 7,8 mm em apenas uma hora. O acumulado do dia, no município, é de 9,6 milímetros.

Superlua pode ser vista a partir da tarde deste domingo

— Deve chover em todas as regiões, mas não devemos ter grandes acumulados em nenhuma delas — prevê a meteorologista Graziela Gonçalves.

Ainda de acordo com a especialista, há risco de temporais em pontos isolados do Rio Grande do Sul, principalmente na Fronteira Oeste. Já na Capital, sede do clássico gaúcho, não deve cair granizo, mas o resto do dia deve ser de nuvens e pancadas amenas de chuva, incluindo o horário do jogo.

Devido à alta nebulosidade, as temperaturas registradas pela manhã não foram tão baixas com relação aos dias anteriores, mesmo nas áreas de serra. Os termômetros ficaram entre 10,7°C (Chuí) e 17,1°C (Frederico Westphalen). A máxima deve ficar em torno de 25ºC em Porto Alegre e 18ºC no Litoral.

SEGUNDA-FEIRA: o tempo fica nublado e com previsão de chuva para o centro-leste do Rio Grande do Sul. A partir da noite, o sistema ganha força e provoca chuva também ao sul e ao oeste do Estado. As temperaturas diminuem pela manhã no sul do Estado e na Serra, e nas demais áreas a sensação de frio de mantém, mas as com temperaturas próximas às registradas no dia anterior. À tarde os termômetros não se elevam muito, principalmente na porção sul, onde a máxima não passa dos 19°C. No restante do estado a sensação de frio fica mais amena.

TERÇA-FEIRA: a frente fria avança para o oceano e o tempo começa a melhorar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira. O dia ainda começa com chuva em todo o Estado, mas na medida que o sistema avança em direção ao Sudeste o tempo passa a ficar firme. Destaque para as temperaturas que caem ainda mais, principalmente na parte mais ao sul do Estado.

 
Chuva de granizo em Santa Cruz do Sul neste domingo
Foto: Gerson Müller/Arquivo pessoal

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.