
A baleia-franca que encalhou na Lagoa Santo Antonio, em Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira, continua parada no mesmo lugar neste sábado. Ela está cansada pelo esforço de tentar sair, mas não está machucada. A má notícia é que o filhote que a acompanhava não está mais perto da mãe e a equipe que está no local faz rondas para tentar encontrá-lo.
A Polícia Militar Ambiental do município faz a segurança do ambiente, para que ninguém se aproxime muito do animal, o que pode deixá-lo estressado. Na manhã deste sábado, a maré está muito baixa, o que dificulta os trabalhos de resgate e será preciso aguardar a maré encher, o que deve ocorrer entre 10h e 12h.
A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e a Polícia Militar Ambiental devem se reunir ainda na manhã deste sábado para elaborar planos de ação mais efetivos para tentar ajudar a baleia.
Acordo coloca o RS na rota de preservação de baleias
Leia as últimas notícias publicadas em Zero Hora
Foto: Elvis Palma/Arquivo Pessoal
Baleia entrou no estuário na tarde de sexta
A baleia-franca e seu filhote entrara no estuário de Laguna (onde desemboca o rio) por volta das 14h30min de sexta-feira, e acabou encalhando em uma parte baixa da Lagoa Santo Antônio. A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros de Laguna e a Marinha do Brasil atuam em conjunto para avaliar a situação.
A recomendação é que ninguém tente se aproximar do animal ou tente observar por meio de embarcações, pois isso pode piorar seu estado de saúde.
A chefe substituta da APA da Baleia Franca, Luciana Moreira, explica que há risco de a baleia morrer e que o resgate vai depender das condições de estresse e de saúde do animal e de profundidade do solo e da maré.
Botos se aproximam da baleia-franca
Foto: Elvis Palma/Arquivo Pessoal

