Previsão do tempo

Frio perde força no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira

Menor mínima do Estado foi de 1ºC, registrada durante o amanhecer em São José dos Ausentes, na Serra

15/08/2014 | 07h17
Frio perde força no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira Maria Eduarda Fortuna/Rádio Gaúcha
Sexta-feira amanheceu com tempo seco em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos Foto: Maria Eduarda Fortuna / Rádio Gaúcha

A massa de ar polar continua deixando as temperaturas baixas em todo o Rio Grande do Sul — mas o frio perde força, nesta sexta-feira, se comparado ao dia anterior, quando dezessete municípios gaúchos tiveram as menores temperaturas do ano. Para o fim de semana, está previsto o aumento das áreas de instabilidade e a chuva deve começar ainda nesta noite na região norte do Estado.

Gaúchos enfrentaram no início desta manhã temperaturas próximas a 0ºC, segundo a Somar Meteorologia. A menor mínima foi de 1ºC, registrada em São José dos Ausentes, na Serra. A menor sensação térmica, de -3,7ºC, no entanto, foi sentida em Vacaria — onde os termômetros registraram mínima de 1,6ºC.

Durante a tarde, as temperaturas sobem um pouco mais, ficando na faixa entre 16ºC e 21ºC. O tempo começa a mudar ao longo do dia: ventos em altitude, chamados de corrente de jato, favorecem o aumento da quantidade de nuvens sobre o Noroeste, Norte e municípios mais próximos de Santa Catarina. Não se descarta chuva isolada e de baixo acumulado no final do dia nesta área. Além disso, como a atmosfera está mais resfriada, cresce a chance para eventos de granizo.

7 coisas que você precisa saber para a sexta-feira, 15 de agosto
Leia todas as notícias de Zero Hora

A quantidade de nuvens aumenta em Porto Alegre e Região Metropolitana, Alto Uruguai e Serra — regiões onde a chuva já está prevista para o sábado. No fim de semana, a nebulosidade aumenta no centro do Estado e na Região Metropolitana, mas o tempo segue mais firme. As temperaturas já não ficam tão baixas pela manhã, com valores entre 8ºC e 15ºC, e aumentam no período da tarde, provocando uma sensação de abafamento no centro do Estado.

* Zero Hora

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.