A Islândia proibiu nesta sexta-feira o tráfego aéreo sobre o vulcão Bardarbunga, depois que a montanha entrou em erupção, sem projetar cinzas até o momento, anunciou o Departamento de Proteção Civil.
O Instituto Meteorológico Islandês elevou o nível de alerta para vermelho, o máximo, para os voos sobre o vulcão, mas os aeroportos do país não foram fechados.
- Uma erupção vulcânica teve início pouco depois da meia-noite - (21h de Brasília), anunciou a Proteção Civil.
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
A erupção aconteceu ao nível do Holuhraun, um campo de lava no centro da ilha, muito afastado das áreas habitadas.
- O sistema de radares não detectou até o momento nenhuma cinza vulcânica. O abalo sísmico provocado pela erupção é fraco, o que indica uma erupção efusiva sem atividade explosiva significativa - completa um comunicado.
- Os cientistas que estão na região ao redor da erupção consideram que a fissura vulcânica no Holuhraun me por volta de um quilômetro de comprimento.
O Bardarbunga, um grande vulcão na área da maior geleira do país, tem quase 2 mil metros e é considerado suficientemente perigoso para ameaçar, no caso de erupção, o tráfego aéreo no norte da Europa e no Atlântico Norte, como o Eyjafjallajkull, em 2010.
No sábado passado, o nível de alerta para a aviação foi elevado a "vermelho", mas rebaixado no dia seguinte a "laranja", não registrando erupção após o comunicado.
*AFP
