
Instantes após a arremetida do avião que levava o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) do Rio de Janeiro para Guarujá (SP), na manhã desta quarta-feira, o aviador e professor de Direito Aeronáutico Georges Ferreira afirma que foi alertado por pilotos de que uma turbina do jato havia pegado fogo. Segundo ele, alguns colegas que estavam no aeroporto do Guarujá viram a cena e avisaram por e-mail, no mesmo instante. Eles participam de um grupo fechado de discussão virtual.
- Vários pilotos comentaram isso. Há a possibilidade de a aeronave ter atingido um pássaro e, depois, perdido uma turbina. Esse avião estava homologado para fazer arremetidas e tinha navegabilidade total - relata Ferreira.
Até o momento, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) não divulgaram nenhuma informação sobre as causas da queda. O que se sabe é que chovia fraco e o tempo era nublado quando ocorreu o acidente, por volta das 10h. O jato caiu em uma área comercial, ao lado de uma academia de musculação.
Leia todas as notícias sobre o acidente de Eduardo Campos
Leia o perfil do candidato à Presidência Eduardo Campos
Jato com Eduardo Campos cai em Santos, no litoral de SP
- Uma investigação dessas demora de dois a três anos. Quero ressaltar que o procedimento de arremetida é muito normal - complementa Georges Ferreira.
A aeronave modelo Cessna 560XL, onde estava o candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB), não tinha pendências e voava regularmente, de acordo com a Anac. O jato está registrado em nome da AF Andrade Empreendimentos e Participações e tinha capacidade para até 12 pessoas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) divulgou uma nota e afirmou que o jato saiu do Rio de Janeiro e se deslocava para Guarujá (SP).
"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo. A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente".

Arte ZHFoto: Editoria de arte
"Tremendo avião"
Fabricado nos Estados Unidos, o avião opera no Brasil em parceria com a TAM Executive Jet. Georges Ferreira diz que já voou em alguns jatos da Cessna e que o modelo 560XL é um dos melhores do mundo na categoria aviação executiva:
- Tremendo avião, muito bom e moderno. É extremamente confiável, tem uma dinâmica moderna e o modelo estava com manutenção em dia.
- É um dos mais modernos que existem na aviação executivo, sem dúvida, e muito procurado por executivos para voos de pequeno alcance. Os primeiros chegaram ao Brasil no ano passado - complementa o comandante Cláudio Scherer, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
O jato caiu no bairro Boqueirão, na região central de Santos: