É hoje!

Superlua pode ser vista a partir da tarde deste domingo

Para os gaúchos, a dica é se adiantar e tentar ver o fenômeno já por volta das 15h, pois a chuva pode prejudicar o espetáculo

10/08/2014 | 11h55
Superlua pode ser vista a partir da tarde deste domingo Cristiano Estrela/Agência RBS
Foto: Cristiano Estrela / Agência RBS

O alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua, com a lua mais próxima da Terra, vai resultar neste domingo no fenômeno conhecido como superlua – em que a lua deve estar até 14% maior e mais brilhante do que o habitual.

Será possível observar o fenômeno em cidades onde o tempo estiver bom e o céu sem nuvens, que pode não ser o caso do Rio Grande do Sul, já que a previsão é de nebulosidade e chuva para a maioria das regiões. Então o ideal é aproveitar enquanto não chove ou quando as nuvens abriram uma brecha.

Segundo informações do Observatório Nacional, às 15h09min (hora de Brasília) teremos o instante da lua cheia e, antes disso, às 14h43min, a lua estará a somente 356,9 mil quilômetros da Terra, no momento de maior proximidade. Depois disso, a lua vai estar cheia no céu por toda a noite.

Veja o calendário astronômico deste ano

A superlua acontece sempre quando há Lua nova ou cheia e quando o satélite está em aproximação máxima com a Terra. O fenômeno ocorre seis vezes por ano e neste domingo será a de maior proximidade em 2014.

Ainda neste ano o fenômeno acontecerá de novo no dia 8 de setembro, mas nesse dia a lua só estará cheia a partir das 22h38min. Em 2015 a superlua com maior proximidade da Terra será no dia 28 de setembro, quando a Lua estará a 356.877 quilômetros. Além disso, o instante de maior aproximação e da Lua cheia vão diferir em apenas dois minutos.

*Com informações da Agência Brasil

VEJA TAMBÉM

     
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.