Em plena movimentação de quinta-feira à noite, o piquete Tropeiros do Asfalto (163) foi arrombado no Parque Harmonia. Fechado por 30 minutos, enquanto uma das integrantes foi até um piquete vizinho, uma janela do local foi forçada com uma barra de ferro. Foram levados uma bolsa com dinheiro, cartões e documentos, facas, um aparelho de DVD e um fardo de cerveja.
- Passamos o dia todo aqui e no que viramos as costas por alguns minutos, entraram. É gente que estava nos observando - diz Ana Cristina Decavata, integrante do galpão.
Segundo os responsáveis pela segurança do parque, esse tipo de ocorrência é cometida por pessoas que conhecem a dinâmica do acampamento. No momento do crime, vizinhos que estavam por perto não viram nada. Posicionado em uma área central do parque, próxima ao Tribunal Regional Federal, o piquete tem trancas em todas as portas e janelas.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Há duas semanas, o Piquete Universitários (153) , localizado na mesma rua do Tropeiros, também foi furtado, quando o galpão havia recém sido montado. Segundo o patrão Fernando Padilha, foi levado um aparelho de som, cinco fardos de cerveja e mantimentos.
- Deveria ter mais segurança no parque. A BM está presente, mas é passiva demais - diz.
Segundo o delegado da polícia civil Paulo César Jardim, nos últimos 15 dias foram registradas nove ocorrências, sendo seis perdas de documento, uma ameaça, um furto de veículo e a outra, furto simples.
- A situação está muito tranquila. Em 2014, em 20 dias, foram 148 ocorrências.
