As pesquisas eleitorais são um importante instrumento na cobertura jornalística durante períodos próximos à data da votação. Também servem como parâmetro para partidos políticos avaliarem suas campanhas e para os eleitores analisarem as chances de o candidato de sua preferência vencer.
Muitas dúvidas cercam a realização das pesquisas eleitorais. A principal delas refere-se ao número de entrevistados pelos institutos - geralmente entre 1 mil e 4 mil eleitores. É possível realizar uma estimativa de intenções de voto analisando as respostas de uma amostra infinitamente menor do que o número de eleitores? De acordo com especialistas em estatística, sim.
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Zero Hora elencou algumas questões sobre a realização dessas pesquisas. As respostas são baseadas em explicações de especialistas em estatística e pesquisa de opinião pública. Colaboraram com as respostas: Márcia Cavallari, vice-coordenadora do comitê de opinião pública da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP), Hélio Radke Bittencourt, professor do Departamento de Estatística da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Willian Barros, professor-adjunto do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).