Versão mobile

Fogo

CTG que vai sediar casamento gay é incendiado em Santana do Livramento

Fogo atingiu palco da agremiação, o local que vai celebrar as uniões

Por: Nilson Mariano, de Santana do Livramento
11/09/2014 - 01h26min | Atualizada em 11/09/2014 - 20h55min
CTG que vai sediar casamento gay é incendiado em Santana do Livramento Carlos Macedo/Agencia RBS
Incêndio atingiu agremiação na madrugada desta quinta Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Sentinelas do Planalto foi atingido por um incêndio na madrugada desta quinta-feira em Santana do Livramento. O fogo atingiu o palco do espaço, exatamente o local que vai receber um casamento gay e de outros 28 casais heterossexuais no sábado. 

Há um mês, o patrão do CTG, Gilbert Gisler, também conhecido como vereador Xepa, recebeu uma ligação anônima em seu gabinete. Conforme ele, a denúncia era de que um grupo se organizava para "acabar com a cerimônia, nem que para isso tivessem que dar um pau nesse tal de xepa, dar um jeito na juíza e botar fogo no CTG". A ameça foi registrada na Polícia Civil.

Uma moradora conta ter visto quatro homens — um negro de chapéu e outros três brancos — em um Gol branco em um bar próximo do CTG, cerca de 400 metros da agremiação. Os homens teriam esperado o patrão Xepa sair do local. Após a saída do patrão, que mora ao lado do CTG, os homens teriam ido até o local com garrafas pet contendo uma mistura que acredita-se ser coquetel molotov. Eles saíram do bar rindo e em seguida começou o fogo.

Participe
Qual o motivo para a intolerância em torno do casamento homossexual?







Um outro morador também viu o fogo. Ele conta ter visto um carro parado com os faróis acesos no alto do morro um pouco acima do CTG. Os faróis teriam se apagado e, em seguida, iniciado o fogo, visto primeiramente na altura do telhado.

Os homens teriam atirado as garrafas por trás do CTG. O incêndio atingiu o palco do espaço, o que reforça as suspeitas de que o fogo foi provocado. Aparentemente, o incêndio não danificou a estrutura do galpão. Segundo Loner Baron, que fez a instalação elétrica no CTG, os danos foram leves.

Saiba mais:
Solange e Sabriny formam o primeiro casal gay que casará em CTG
"A ideia é garantir os direitos da minoria", diz juíza 

Pouco depois das 2h, o patrão do CTG entrou no local e encontrou a bandeira da agremiação intacta (foto abaixo). Ela foi colocada em cima de uma roda de carreta na frente do galpão. A bandeira tem a figura de uma ferradura e um quero-quero, que é o chamado Sentinela do Planalto.

Foto: Carlos Macedo, Agência RBS

Abalado e consolando pessoas chocadas com o incêndio, o patrão pediu ajuda para reconstruir o CTG. Pessoas que trabalharam na decoração, limpeza e com os enfeites no CTG eram as mais abaladas com o incêndio.

Até por volta das 2h30min, os bombeiros fizeram o rescaldo do incêndio, ainda com fumaça saindo do CTG. Além dos bombeiros, equipes da Polícia Civil, perícia e do 2º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar estiveram no local.

Saiba mais
O polêmico casamento gay em um CTG de Livramento
Padronização nas regras do casamento gay completa um ano

O comandante da Brigada Militar, a juíza Carine Labres, o patrão do CTG, Gilbert Gisler, e a Polícia Civil estão reunidos no Fórum de Santana do Livramento para discutir a situação.




Solange Ramires, 24 anos, e Sabriny Benites
, 26 anos formam o primeiro par de lésbicas do país a se casar dentro de um centro de tradições gaúchas (CTG). As duas irão se somar a mais 28 casais heterossexuais que trocarão alianças na cerimônia marcada para sábado. O evento tem repercussão internacional, a se julgar pelo interesse demonstrado por jornalistas de outros países. Estão convidadas autoridades do governo do Estado, do Poder Judiciário e do Ministério Público.



Para Solange e Sabriny, é a oportunidade de formalizar uma paixão iniciada há cinco anos. Com o documento de casadas, pretendem contrair um empréstimo para comprar a casa própria.

Solange e Sabriny formam o primeiro casal gay que trocará alianças em CTG Carlos Macedo/Agencia RBS


Leia todas as notícias sobre casamento gay
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora

*Zero Hora

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.