
Uma última oportunidade de obter um acordo mundial que imponha limite às emissões de carbono a fim de frear o que cientistas apontam como principal causa do aquecimento global: o chamado efeito estufa. Assim está sendo definida a Cúpula do Clima que se realiza nesta terça-feira, em Nova York, paralelamente à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais de 120 chefes de Estado e de governo participam da conferência, incluindo a presidente Dilma Rousseff, que fará pronunciamento. Há quatro anos, o Brasil assumiu o compromisso de reduzir entre 36,1% e 38,9% as emissões de carbono até 2020.
O principal objetivo da reunião é facilitar a obtenção de um acordo concreto a ser aprovado na Cúpula do Clima de 2015, em Paris, algo que não ocorreu em Copenhague em 2009. Segundo a ONU, trata-se do maior encontro de líderes sobre esse tema.
- É preciso agir urgentemente: quanto mais esperarmos, mais pagaremos em vidas humanas e em dinheiro perdido - diz o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
O objetivo das negociações é limitar o aquecimento global a dois graus Celsius com relação à era pré-industrial. No entanto, muitos cientistas afirmam que, diante dos níveis de emissões de gases de efeito estufa, as temperaturas terão aumentado, ao fim do século 21, em mais de quatro graus em relação à era pré-industrial.
- Nova York é uma oportunidade única para medir a vontade de uns e outros de agir - explicou a responsável pelo setor na ONU, Christiana Figueres.
A atenção se concentrará em países emergentes como China e Índia, que são, junto com os Estados Unidos, os maiores emissores de gases de efeito estufa. Pequim e Nova Délhi resistem em reduzir suas emissões porque não querem desacelerar o crescimento, e insistem para que as nações ricas paguem a maior parte da conta.
