
Depois de visitar o polo de catadores de Novo Hamburgo, o presidente do Uruguai José Pele Mujica participou de um ato de celebração das ações de cooperação entre o Estado e o país vizinho, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Quando tomou a palavra, o líder político aproveitou a oportunidade para proferir um discurso carregado da ideologia social que o tornou mundialmente famoso, e empolgou o público.
No dia da visita de Mujica, leia sobre as parcerias entre RS e Uruguai
Leia as últimas notícias de Zero Hora
O evento iniciou às 14h, no Salão Negrinho do Pastoreio, onde foram apresentas as parcerias entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. O destaque foi a Cadeia Solidária Binacional do Pet - integrada pelos catadores de Novo Hamburgo - que possui também a participação de Minas Gerais. No Estado, a iniciativa pode beneficiar nove mil trabalhadores diretos, que atuam nas 135 cooperativas de coleta de lixo, e mais de 40 mil trabalhadores indiretos.
O projeto também busca aumentar a porcentagem de garrafas pet recicladas. Conforme dados do governo gaúcho, apenas 52% da produção é reaproveitada. O resto acaba sendo descartado na natureza. Na primeira fase da iniciativa, as garrafas serão coletadas por trabalhadores do Rio Grande do Sul. Depois, o material é triturado e transformado em "flakes", também no Estado, que serão enviados para o Uruguai. No país vizinho, os retalhos de pet serão matéria-prima para a produção de fibra sintética, usada na indústria têxtil.
Em seu discurso, o governador Tarso Genro afirmou que o projeto binacional envolvendo as garrafas pet é uma integração que tem o verdadeiro poder de integrar os povos, e que deve se espalhar para outros setores da economia.
- Queremos que essa parceria prospere, que possa ajudar o nosso povo e ser exemplo na América Latina, tão necessitada de ações de solidariedade - afirmou o governador.
Sobre Mujica, Tarso relatou que o presidente uruguaio é um modelo para América Latina, por sua luta social, e agradeceu a vinda do político a Porto Alegre.
Por trás dos óculos escuros, Mujica faz discurso ideológico
Mesmo com o tempo chuvoso, o presidente uruguaio usou óculos escuros durante sua visita a Novo Hamburgo, e decidiu permanecer com eles no salão do Piratini. Entre o público, a visão do líder político com o acessório motivou diversos comentários.
- Mas por que será que ele está usando óculos escuros? - disse uma jovem ao amigo.
Aplaudido em pé pela plateia e recebido com gritos de "Pepe querido, o Rio Grande está contigo", Mujica fez um discurso ideológico que arrancou ainda mais admiração do público. O presidente iniciou sua fala relatando que já visitou o Estado para ajudar brasileiros perseguidos durante a Ditadura Militar, e afirmou:
- As causas novas não são outras coisas do que causas velhas melhor elaboradas. Este país é um dos mais ricos em recursos naturais do planeta, mas tem uma tremenda história de injustiça social.
Depois, relatou que, em 30 anos, todos os jovens falarão inglês e pertencerão a uma civilização de caráter universal. Por isso, conforme o presidente, é preciso reforçar a identidade latina:
- Temos que criar uma civilização comum na América Latina. Temos que nos juntar para sabermos nos defender - relatou o presidente uruguaio.
Em seguida, falou sobre a sociedade do consumo, onde as pessoas vivem porque nasceram, mas não porque têm uma causa.
- A vida humana só tem valor se tiver uma causa, um sentido. É preciso ter gana de viver para servir. Temos que viver porque a vida é bonita - disse Mujica, interrompido duas vezes por aplausos, agradecendo depois aos "compatriotas" que o escutavam.
Cultura gaúcha terá espaço anual no Uruguai
Primeiro parceiro internacional da atual gestão gaúcha, o governo uruguaio assinou durante o evento um memorando que torna permanente a Semana da Cultura Gaúcha no país, realizada pela primeira vez em 2011.
Veja como foi a passagem de Mujica pelo Rio Grande do Sul:
Tweets de @aovivozh
Tweets de @Leogerchmann
Mutimídia:
Assista a vídeo com trechos da entrevista que Pepe Mujica concedeu ao repórter Léo Gerchmann em novembro do ano passado:
* Zero Hora