
Os cerca de 380 presos que estão no pavilhão C do Presídio Central de Porto Alegre serão transferidos na segunda-feira para o 5° Módulo da Penitenciária Modulada de Montenegro. A medida, autorizada nesta sexta-feira, possibilitará a demolição da unidade, dando seguimento à desativação casa prisional.
De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a demolição deve começar em 20 dias, a contar a partir de segunda-feira. Com capacidade para cerca de 2 mil presos, o presídio atualmente abriga em torno de 4 mil detentos. Em novembro de 2010, o Central chegou a abrigar 5,2 mil presos.
Além da superlotação, a casa prisional apresenta estrutura precária e más condições de higiene. Com a desocupação do pavilhão, os ingressos no presídio diminuirão em 10%, o que corresponde à capacidade da unidade, conforme o Tribunal de Justiça do Estado. Em junho, já foram transferidos 500 presos para Montenegro. A intenção da Susepe é terminar com a superlotação até o final deste ano.
Susepe pretende iniciar demolição de pavilhões do Presídio Central em outubro
Fim da superlotação do Presídio Central exige 384 agentes penitenciários
- Alcançamos um objetivo muito importante, que é dar continuidade a essa política de desocupação e esvaziamento do Presídio Central, algo esperado pela sociedade gaúcha - afirmou o governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo.
A transferência dos detentos foi autorizada durante uma reunião no Palácio Piratini, com a presença de Camargo, do secretário da Segurança Pública Airton Michels, do superintendente da Susepe Gelson dos Santos Treissleben, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Tasso Caubi Soares Delabary, de juízes-corregedores e da Vara de Execuções Criminais (VEC).
Na reunião, foi definido que os detentos serão encaminhados até dezembro para o Complexo de Canoas. Os presos provisórios que atualmente ingressam na Modulada de Montenegro passarão a ser recolhidos na Penitenciária Modulada de Charqueadas, a partir da liberação da segunda metade do módulo IV da casa prisional, também até dezembro.
Leia mais notícias sobre o Presídio Central
Confira as últimas notícias de Zero Hora