
Nove anos após conceber o projeto, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) lançou nesta terça-feira o cargueiro militar KC-390 - considerado o maior avião já desenvolvido e produzido no país. A apresentação foi feita nas oficinas de Gavião Peixoto (SP), onde o modelo está sendo feito.
A aeronave é um jato bimotor, capacitado para lançamento de paraquedistas e de carga, missões humanitárias, combate a incêndios, além de realizar buscas e até reabastecer outras aeronaves em voo.
Leia as últimas notícias publicadas em ZH
O novo avião tem alcance de voo de 6 mil quilômetros (quase todo o território nacional), 33 metros de comprimento e 31 de envergadura. Um dos maiores atributos do KC-390 é conseguir pousar em pistas curtas (até 1,1 mil metros) na Amazônia e na Antártica. O jato deverá substituir os Hércules C-130, quadrimotores turboélices que formam hoje a espinha dorsal da frota de cargueiros da Força Aérea Brasileira (FAB).
A FAB, aliás, deve ser o primeiro cliente. Acordo prevê a aquisição de 28 aeronaves da Embraer ao longo de 10 anos - a primeira entrega está programada para 2016. Argentina, República Tcheca e Portugal também já firmaram carta de intenção de compra.