
Julien Blanc é o nome por trás polêmica que está bombando nas redes sociais. O americano, um pick up artist (PUA) que está com viagem marcada para o Brasil, dá palestras ensinando técnicas que classifica como "de sedução". Blanc, no entanto, já foi deportado da Austrália por usar métodos que incluem abusos físicos e emocionais ao tentar conquistar mulheres. Por aqui, uma petição pública foi criada no Avaaz (site de petições online) para impedir a entrada dele no país - que estaria prevista para o fim de novembro.

Conheça o curso que transforma homens em sedutores
Especialista em sedução dá 5 dicas para conquistar mulheres
Leia outras reportagens da série ZH Explica
A verdade é que a comunidade dos PUA - ou artistas da sedução - não é nova, mas ainda é pouco conhecida, sobretudo no Brasil. Por isso, ZH convidou Fernando Fenix, artista de sedução que comanda a filial brasileira da escola PUA Training, para explicar algumas questões sobre o mundo da conquista. Confira:
O que significa PUA?
A sigla vem do inglês e significa Pick up Artist, artistas da sedução em português. São pessoas que estudam a arte da sedução. Eles aperfeiçoam técnicas de como se aproximar de uma mulher, como elogiar e como conquistar.
Como e onde começou?
No inicio dos anos 2000, pela internet, comunidades virtuais trocavam experiências de sedução. O movimento ganhou força e popularidade após a publicação do livro O Jogo, escrito pelo jornalista Neil Strauss. Na obra, o ex-jornalista do The New York Times fez cursos, se infiltrou nas comunidades de PUA e contou suas aventuras.
Quantos segmentos existem dentro do mundo PUA?
São três áreas de abordagem: indireta, direta e natural. Ela se diferenciam pela teoria e pelas técnicas praticadas.
Indireto - o homem aborda pedindo uma opinião ou contando uma história sem demonstrar o interesse. É conhecido na comunidade como "material enlatado". As histórias e xavecos (rotinas) são prontos e são utilizados em todas as abordagens.
Direto - o sedutor demonstra desde o início que se interessa pela mulher. Como o nome diz, é uma abordagem direta, com elogios que visam explicitar a afeição à pretendente.
Natural - o PUA não necessariamente demonstra a atração desde o início, mas mantém sempre o perfil sedutor, elogiando e flertando. Não segue rotinas prontas. Lembra muito a sedução ao estilo Don Juan e James Bond.
Os ensinamentos de Fernando Fenix se enquadram na terceira vertente e se baseiam no livro A Arte Natural da Sedução (editora Sextante), escrito por seu sócio, Richard La Ruina.
O Julien Blanc se enquadra em qual grupo?
Segundo Fenix, ele começou suas palestras ensinando técnicas da escola direta. Entretanto, ele perdeu o rumo e agora exagera no lance "fazer o que quiser". Suas abordagens contêm abusos físicos e psicológicos.
- Muita gente tem se contaminado com essa mentalidade e perdido o respeito pelas mulheres. Ele se aproveita culturamente de alguns lugares. Existe um limite que todos devem respeitar, senão a conquista perde o seu sentido - explica.
Como a comunidade PUA se posiciona frente ao comportamento dele?
- Está dividida. Os mais jovens o idolatram por sua postura "ousada". Sonham em fazer o que ele faz. Acaba que pra esses garotos ele é um cara corajoso. Eu, meus alunos e o pessoal que estuda há mais tempo as técnicas de sedução, somos totalmente contra sua postura e técnicas. Nós queremos que os homens que nos procuram arrumem a mulher dos seus sonhos, uma namorada, uma esposa. Mas pessoas como ele geram uma ideia errada sobre sedução e acabam sujando o nome PUA para os leigos em geral.