Os destroços localizados nesta terça-feira no mar de Java pertencem ao avião da AirAsia desaparecido no domingo com 162 pessoas a bordo, informou à AFP o diretor-geral da aviação civil da Indonésia.
- Por enquanto, podemos confirmar que se trata do avião da AirAsia e o ministro de Transportes partirá em breve para Pangkalan Bun - na região onde os destroços foram detectados, disse Djoko Murjatmodjo.
Um corpo também foi encontrado, informou o chefe da Agência Nacional Indonésia de Busca e Socorro em uma coletiva de imprensa.
Autoridades dizem que avião desaparecido pode estar no fundo do mar
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Familiares das 162 pessoas que viajavam no avião se abraçaram e choraram em Surabaya, de onde o avião decolou rumo a Cingapura, ao ver pela televisão as imagens de um corpo flutuando no mar em uma coletiva de imprensa em Jacarta.
Um avião militar detectou ainda uma sombra no fundo do mar que pode corresponder ao avião desaparecido.
- Às 12h50 um Hércules da força aérea encontrou um objeto descrito como uma sombra no fundo do mar com a forma de um avião - disse Bambang Soelistyo.

O que pode ter acontecido com o voo da AirAsia?
Acidente com avião da AirAsia está entre os três mais graves de 2014
Um fotógrafo da AFP relatou que os objetos se assemelham a coletes e botes salva-vidas e longos tubos de cor alaranjada. O oficial da força aérea indonésia Agus Dwi Putranto falou aos repórteres:
- Nós encontramos cerca de 10 grandes objetos e muitos outros menores de cor branca, que não poderíamos fotografar.
A posição que os objetos foram encontrados fica a 10 quilômetros da localização de onde o avião perdeu contato com o radar.
*AFP