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Motocicletas novas deverão sair de fábrica com sistemas de freio ABS ou CBS a partir de 2016. A medida foi decidida na última reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em 27 de novembro, e publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.
Os sistemas antitravamento das rodas ou de frenagem combinada das rodas (respectivamente, ABS e CBS, nas siglas em inglês) ajudam no controle do veículo no momento de frear. A resolução que torna a instalação obrigatória visa ao aperfeiçoamento dos requisitos de segurança das motos, triciclos e quadriciclos nacionais e importados e à necessidade de garantir a segurança de condutores e passageiros, diz a resolução.
Os veículos com cilindrada igual ou superior a 300 cc (no caso de elétricos, com potência igual ou superior a 22 kW) devem ser fabricados ou importados com sistema ABS em todas as rodas. Já os veículos com cilindrada inferior a 300 cc (ou, no caso de elétricos, com potências abaixo de 22 kW) devem ser fabricados ou importados com sistema de CBS ou ABS.
A medida será implantada aos poucos:
1º/1/2016: 10% da produção ou importação.
1º/1/2017: 30%
1º/1/2018: 60%
1º/1/2019: 100%
Estão dispensados da medida os veículos militares, de uso exclusivo fora de estrada, cicloelétricos com potência até 4 km e que não ultrapassem a velocidade de 50 km/h e de fabricação artesanal.
O que é ABS
O sistema antitravamento das rodas é composto por uma unidade de comando eletrônico e por sensores de velocidade das rodas que tem por finalidade evitar o travamento das rodas durante o processo de frenagem.
O que é o CBS
Sistema de frenagem combinada das rodas, que distribui proporcionalmente a força de frenagem para as rodas garantindo uma desaceleração rápida e segura, independente dos sistemas serem dotados de disco ou tambor.
* Zero Hora