
A presidente Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira, que "jamais imaginava viver esse momento histórico" entre Cuba e Estados Unidos, que anunciaram o retorno das relações diplomáticas, rompidas há 53 anos.
- Nós, lutadores sociais, nunca imaginávamos, jamais imaginamos viver esse momento histórico. Quero cumprimentar o presidente Raúl Castro, o presidente Barack Obama e também o papa Francisco - disse Dilma.
"Acertamos o restabelecimento das relações diplomáticas", diz Castro
"Tentamos iniciar um novo capítulo", afirma Obama
Estados Unidos e Cuba deram um passo histórico nesta quarta-feira e decidiram restabelecer relações diplomáticas rompidas desde 1961 e adotar uma série de mudanças que ampliarão o comércio e o fluxo de pessoas entre os dois países.
Nos próximos meses, os americanos devem abrir uma embaixada em Havana, colocando fim a um período de cinco décadas sem presença oficial na ilha.
Luiz Antônio Araujo: Acabou a Guerra Fria nas Américas
Leia as últimas notícias de Mundo
Nesta quarta, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro conversaram por telefone por quase uma hora, no primeiro contato do tipo entre líderes dos dois países desde a Revolução Cubana. A presidente Dilma participa de reunião de Cúpula do Mercosul na Argentina.
Em 90 segundos, entenda o que significa o acordo entre EUA e Cuba:
Leia as últimas notícias de Zero Hora
* Estadão Conteúdo