
Foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, a Operação Pasteur, que cumpriu 16 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Lajeado. O objetivo é apurar a possível prática de corrupção por servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encarregados de fiscalizar as indústrias de leite.
Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e quatro cautelares de afastamento da função pública. As ações policiais se concentram na Região do Vale do Taquari e contam com o apoio de servidores do Mapa lotados em Porto Alegre. A PF iniciou a investigação há quatro meses, a partir de informações repassadas pelo Ministério Público Estadual.
Conforme as investigações da PF, cinco servidores cobrariam propina em indústrias do Vale do Taquari - sendo que alguns funcionários já praticavam o suborno há pelo menos 20 anos.
MP denuncia 22 pessoas por nova fraude no leite
Gisele Loeblein: fraude rompe confiança entre quem produz e quem consome
Em nota, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirmou que, entre os denunciados, "apenas um é fiscal federal agropecuário". De acordo com a entidade, "o mais importante, neste momento, é descolar esta prática, que é isolada, da fraude do leite que vem sendo investigada pelo Ministério Público, com o apoio diligente de Fiscais Federais Agropecuários".
*Zero Hora