
O último final de semana de 2014 começou chuvoso e assim deve continuar. Entre o fim da noite de sexta-feira e madrugada de sábado já choveu muito na Fronteira Oeste e, depois, a instabilidade se espalhou pelo Estado.
A previsão é de que a região Noroeste registre temporais ainda na manhã de sábado, enquanto nas outras áreas o dia permaneça nublado e com pancadas de chuva intermitentes.
Segundo a Climatempo, as estações automáticas do Inmet registraram grande volume de chuva somente em Uruguaiana. Lá, o acumulado foi de 86,4 milímetros entre as 22h de sexta e as 3h de sábado. Em apenas uma hora, no fim da noite, foram registrados 57 milímetros.
- Para se ter uma ideia, mais de 20 milímetros em um dia inteiro já significa chuva forte, imagina 57 (milímetros) - compara o meteorologista Valdir Herrmann, já que o município não tem registro de média mensal de chuva.
Segundo a Rádio Gaúcha, moradores de Uruguaiana tiveram que sair de casa por conta do temporal, que, além de chuva, veio acompanhado de granizo e vento forte. A rajada mais veloz, registrada pela Climatempo, foi de 82 km/h na primeira hora de sábado. Em Dom Pedrito, o vento chegou a 72 km/h e em Bagé, a 59 km/h.
Asfalto cede e carro mergulha na Avenida Paraguassu, em Capão da Canoa
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Além de chuva e vento fortes, a previsão indica que o sábado deve ser abafado no RS. A Região Metropolitana deve registrar as maiores temperaturas. Em Porto Alegre, deve chegar aos 32ºC, enquanto a mínima deve ser de 22ºC.
Por enquanto, os fenômenos responsáveis pela chuva são um sistema de baixa pressão e áreas de instabilidade vindas da Argentina. Com reforço de grande umidade, a nebulosidade fica ainda mais intensa no Estado.
No domingo, uma frente fria se aproxima e deve avançar pelo Litoral Sul, provocando chuva intensa, queda de granizo e ventania em várias regiões do Rio Grande do Sul.
* Zero Hora