
Na manhã desta quarta-feira, o governador eleito José Ivo Sartori confirmou os nomes indicados pelo futuro secretário de Segurança Pública, delegado Wantuir Jacini, para comandar a Brigada Militar e a Polícia Civil. Guilherme Wondracek será mantido no cargo de chefe da Polícia Civil, e Alfeu Freitas Moreira, atual subcomandante, será o novo comandante-geral da Brigada Militar.
Segundo uma nota da assessoria de imprensa do novo governo, a decisão foi tomada com base em critérios técnicos após uma série de reuniões entre o secretário e os membros das corporações.
Sartori confirma mais dois nomes para o governo
Governador eleito e secretário fazem reunião para definir segurança
Guilherme Yates Wondracek, 48 anos, é natural de Ijuí. É formado em Direito pela PUCRS. Ingressou na Polícia Civil em 1991 e atuou em diversas áreas, como o Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde permaneceu por 11 anos - três deles como diretor. É o atual chefe da Polícia Civil, cargo que ocupa desde março de 2014.
Leia as últimas notícias de Zero Hora
Alfeu Freitas Moreira, 50 anos, atual subcomandante da BM, é natural de Caxias do Sul. Em 1982, ingressou na Academia de Polícia Militar. Foi chefe da Seção de Inteligência da BM, comandante do 9º e do 18º Batalhão, comandante do Centro de Policiamento da Capital (CPC) e chefe do Estado Maior da Brigada Militar.