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A assinatura dos contratos com as empresas que venceram as licitações para fazer a manutenção e a coleta de moedas dos parquímetros de Porto Alegre deverá ocorrer na próxima semana. Hoje, todos os 217 equipamentos instalados na Capital estão fora de operação, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Desde o final de janeiro, motoristas encontram dificuldades para estacionar na Área Azul e registrar a permanência na vaga nos parquímetros de Porto Alegre. Com os cofres abarrotados de moedas devido ao fim do contrato com a empresa que recolhia os valores, os equipamentos foram travando aos poucos.
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A expectativa é que, com a assinatura dos contratos, o serviço seja logo normalizado. O secretário de Mobilidade Urbana e presidente da EPTC, no entanto, evitou estimar uma data. Segundo ele, assim que as empresas se apresentarem, deverá ser estabelecido um cronograma para a retomada das atividades dos parquímetros. Conforme a EPTC, não há nenhum risco de alguém ser autuado em locais onde os parquímetros estão fora de funcionamento, exceto em casos de ocupação irregular de vagas de idosos e deficientes.
As vencedoras do pregão eletrônico foram a Proforte, que fará a coleta de moedas, e a Hora Park, responsável pela manutenção dos equipamentos. Pelos serviços que serão prestados durante um período de 12 meses, o município irá desembolsar R$ 1,06 milhão no total. Enquanto isso, um edital de licitação será preparado para contratar uma companhia que poderá explorar o serviço por 10 anos.
Segundo a Procuradoria-Geral do Município (PGM), a Proforte foi convocada nesta quarta-feira e deverá assinar o contrato no prazo de cinco dias. Já a Hora Park será notificada amanhã. A assessoria da PGM não soube informar o motivo de as empresas não terem sido chamadas antes. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, os processos foram encaminhados para a PGM nos dias 25 de fevereiro e 5 de março.