
A presidente Dilma Rousseff recebe na manhã desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Ela subiu a rampa do palácio, onde foi recebida por Dilma, e as duas acompanharam a execução dos hinos nacionais alemão e brasileiro.
As duas chefes de Estado posaram para a foto oficial e seguiram para uma reunião de trabalho reservada. Mais cedo, ministros de ambos os países tiveram encontros separados para tratar de acordos de suas áreas, como economia, educação, agricultura, trabalho, energia, cultura, saúde, previdência, meio ambiente, ciência e tecnologia e comércio exterior, entre outras. O Brasil e a Alemanha deverão firmar 17 acordos em áreas como inovação, pesquisa, mineração, marinha, educação, saúde e segurança alimentar.
Na quarta-feira, Merkel e a comitiva alemã foram recebidos em um jantar no Palácio da Alvorada por cerca de duas horas e meia. Após as reuniões desta manhã, as duas chefes de Estado farão uma declaração à imprensa e seguirão para um almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Com a visita da chanceler alemã, o governo brasileiro espera atrair mais investimentos do país europeu ao Brasil. Entre os focos, estão os projetos da segunda etapa do Programa de Infraestrutura e Logística, como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos.
A pauta da visita também envolve discussões sobre temas internacionais, como a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-21), que vai ocorrer em dezembro, e a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia as últimas notícias