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O Grupo Latam Airlines anunciou, nesta quinta-feira, a unificação de suas marcas LAN e TAM em uma única identidade, que será conhecida como Latam. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
O conselho de administração do grupo LATAM Airlines afirmou que adotará um nome e identidade únicos para todas as companhias aéreas do grupo, que abrange a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; a TAM Linhas Aéreas, a TAM Transportes Aéreos Del Mercosur (TAM Airlines (Paraguai), e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN CARGO, LAN CARGO Colômbia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.
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O processo de mudança da identidade corporativa levará três anos, segundo fato relevante da empresa, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e começará em espaços físicos, aeronaves, escritórios comerciais, páginas da web, uniformes, entre outros, a partir do primeiro semestre de 2016.
A decisão de criar uma marca global e unificada em vez de suas marcas domésticas fortes ressalta o crescente foco da indústria em turismo internacional para compensar a demanda doméstica mais fraca na região. A TAM, divisão brasileira da Latam, anunciou no mês passado que reduzirá a capacidade doméstica em 8% a 10%, e a companhia aérea rival Gol afirmou que diminuirá as frequências em 1,6% na segunda metade do ano.
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Os custos de transição para a unificação das marcas devem chegar a entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões nos próximos três anos, excluindo os valores com comunicação e marketing, de acordo com o vice-presidente senior de marketing do Grupo Latam, Jerome Cadier. O executivo disse que o principal elemento é a pintura dos aviões e, em seguida, os uniformes dos funcionários, que juntos devem compor cerca de 90% dos custos.
Programa de fidelidade
Os programas TAM Fidelidade, Multiplus e Lanpass continuarão a operar de maneira independente com suas respectivas marcas, por conta das particularidades dos mercados respectivos, afirmou Cadier. O executivo frisou que o plano é manter os planos separados.