Nações Unidas

Bandeira da Palestina é hasteada na ONU pela primeira vez

Assembleia Geral realizou votação para permitir que as bandeiras da Palestina e do Vaticano fossem hasteadas junto às bandeiras dos demais Estados membros

30/09/2015 - 14h45min
Bandeira da Palestina é hasteada na ONU pela primeira vez Spencer Platt/GETTY IMAGES NORTH AMERICA
Nuvens negras tomavam o céu durante hasteamento da bandeira da Palestina Foto: Spencer Platt / GETTY IMAGES NORTH AMERICA  

Os palestinos hastearam sua bandeira nas Nações Unidas nesta quarta-feira pela primeira vez, um gesto simbólico aprovado por uma votação da Assembleia Geral da organização no início deste mês.

A bandeira palestina, vermelha, preta, branca e verde, foi hasteada por volta das 13h15min local (14h15min de Brasília) na sede da ONU.

Palestina merece 'reconhecimento pleno', diz Abbas na ONU
Rússia apresentará resolução antiterrorista sobre a Síria na ONU

— Neste momento histórico, digo ao meu povo em todo lugar: hasteie a bandeira dos palestinos muito alto porque ela é o símbolo da nossa identidade — declarou o presidente palestino, Mahmud Abbas, à multidão presente.

— É um dia de orgulho — acrescentou.

Nuvens negras tomavam o céu, ameaçando estragar com chuva uma ocasião condenada por Israel e pelos Estados Unidos como um gesto que não servirá para a causa da paz.

ONU recebe reunião para tentar organizar ajuda aos refugiados
Brasileiro sai às pressas de Israel após fotografar palestina sendo morta

A Assembleia Geral votou no dia 10 de setembro para permitir que as bandeiras da Palestina e do Vaticano — ambos têm status de Estados observadores — fossem hasteadas junto às bandeiras dos demais Estados membros.

A resolução foi apoiada por 119 países, com 45 abstenções e oito votos contra, incluindo Austrália, Israel e Estados Unidos.

* AFP

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.