
A chuva, o vento e o granizo que chegaram ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira causam estragos em municípios gaúchos. Durante o dia, houve registro de queda de granizo em Porto Alegre, Novo Hamburgo, Bagé, Rio Grande, Paverama, Santana do Livramento e no distrito de Morungava, em Gravataí. À noite, foi confirmado o fenômeno em Sarandi, onde pelo menos dois bairros foram atingidos e 150 casas danificadas. Não há feridos nessa cidade.
Em Gravataí, pelo menos 350 residências tiveram os telhados danificados ou arrancados com o vento e o granizo que atingiram o município no final da madrugada. A Defesa Civil trabalha no local, arrecadando lonas para distribuir às família. São mais de 1,5 mil atingidos e três pessoas feridas.
Em Bagé, onde também houve forte chuva de granizo durante a madrugada e a manhã desta quarta-feira, 45 residências tiveram os telhados danificados. Entre 3h e 4h, as rajadas de vento no município atingiram 79km/h.
Em Rio Grande, no sul do Estado, o granizo começou por volta das 4h e foi seguido de uma chuva forte. De acordo com a Defesa Civil local, no entanto, não houve estragos em residências.
Leitores enviaram imagens da queda de granizo em Bagé, Canguçu, Gravataí e Alvorada. Veja:
Já em Santana do Livramento, conforme informações da Defesa Civil do Estado, 60 residências foram danificadas pelo granizo.
A instabilidade na Capital afetou serviços do Aeroporto Salgado Filho, que operava por aparelhos desde as 23h15min de terça-feira até as 18h43min desta quarta. Em função do mau tempo, até as 20h35min, 26 voos sofreram atrasos e 12 foram cancelados, entre chegadas e partidas. O vento no local chegou a 68km/h às 9h20min, segundo a Climatempo.
Conforme o último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual, as famílias que tiveram suas casas danificadas recebem auxílio também das prefeituras, com lonas e materiais de apoio.
O órgão informa que segue realizando levantamento dos dados e contabilizando os prejuízos. Qualquer nova informação ou aviso de risco podem ser relatados pelo telefone 199, que atende 24 horas.
Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), às 11h30min, cerca de 4 mil pessoas estavam sem energia elétrica no Estado. Por volta das 18h30min, no entanto, o serviço já tinha sido restabelecido em toda a área de concessão da companhia.
No aeroporto de Santa Maria, na Região Central, os ventos chegaram a 87km/h entre 6h e 8h. Outros municípios também registraram ventanias. Mostardas, no sul do Estado, teve rajadas de 86km/h entre 6h e 7h. Em São Luiz Gonzaga, no Noroeste, os ventos chegaram a 62km/h no decorrer da manhã. Em Vacaria, na Serra, a ventania atingiu 66km/h.
Veja a situação das chuvas em todas as regiões do Estado ao longo do dia: