Washington

Obama e Erdogan prometem intensificar luta contra Estado Islâmico

16/10/2015 - 01h12min

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeram nesta quinta-feira intensificar sua luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) e fortalecer a oposição moderada síria.

Em conversa por telefone após os atentados de sábado passado em Ancara, que mataram 99 pessoas, e semanas antes da visita de Obama à Turquia, onde participará da cúpula do G20, os dois líderes discutiram sobre a cooperação, nem sempre fácil, para enfrentar o EI na Síria.

Os dois países se comprometeram a combater os extremistas, mas os bombardeios aéreos da Turquia têm se concentrado contra a milícia curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK)

Obama e Erdogan destacaram a "necessidade urgente de acabar com os ataques do PKK na Turquia", segundo a Casa Branca, enquanto o líder americano "manifestou suas condolências, assim como a solidariedade dos EUA diante dos desafios de segurança que enfrenta a Turquia".

"Os dois líderes reafirmaram seu objetivo comum de incrementar a pressão militar sobre o EI e fortalecer os elementos da oposição moderada na Síria para criar as condições de uma solução negociada para o conflito, incluindo uma transição política".

* AFP

 
 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.