
O parecer do relator que defende a continuidade do processo de perda de mandato do deputado Diógenes Basegio (PDT), Elton Weber (PSB), foi apresentado nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A leitura do parecer abriu a sessão da Comissão e durou cerca de 20 minutos. As informações são da Rádio Gaúcha.
Weber se posicionou favoravelmente à continuidade do processo de perda de mandato, e posterior votação em plenário. No entanto, um pedido de vista do deputado Ciro Simoni (PDT) - do mesmo partido de Basegio -, paralisou o processo de apreciação.
A expectativa é que o relatório seja votado apenas na próxima semana. A análise do processo pelos deputados da CCJ é a última antes de a cassação ser apreciada pelo plenário.
Diogenes Basegio é acusado de irregularidades como a contratação de "funcionários fantasmas" e enriquecimento ilícito por desvios ou apropriação de "diárias" indevidas. Na segunda-feira, a 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre determinou a indisponibilidade dos bens do deputado e dos assessores que trabalhavam com ele na época em que havia suspeita de contratação de funcionários fantasmas.