Veraneio 

Salvamentos caem quase 40% no litoral gaúcho 

Dias nublados e com chuva foram determinantes para os números despencarem em relação à temporada passada 

10/01/2016 - 09h28min
Salvamentos caem quase 40% no litoral gaúcho  Félix Zucco/Agencia RBS
O Litoral Sul registrou apenas 8 salvamentos até o início de janeiro Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

O número de salvamentos registrados nos primeiros 20 dias de Operação Golfinho no Rio Grande do Sul caiu 39% em relação ao mesmo período da temporada passada. As informações são da Rádio Gaúcha. 

O tempo nublado e dias chuvosos foram determinantes para a redução dos dados, principalmente na semana do Natal e do Ano Novo, quando a movimentação nas praias foi maior.

  Verão começa com praias lotadas e produtos mais caros no Litoral Norte

De 19 de dezembro a 8 de janeiro, 241 salvamentos foram registrados no Estado. Já na operação passada, o mesmo período consolidou 393 salvamentos. O levantamento inclui ocorrências no Litoral Norte, Sul e em águas internas que possuem cobertura de salva-vidas.

Um dado que não mudou desde o último veraneio é a predominância de salvamentos no Litoral Norte do Estado. Somente nas praias da região, 218 pessoas já foram salvas, ao contrário do Litoral Sul, que registrou 8 salvamentos até agora.

Na temporada anterior, a Operação Golfinho contabilizou 329 salvamentos no Litoral Norte, 23 no Sul e 40 em águas internas.

Em relação ao afogamentos em áreas com cobertura de salva-vidas, três pessoas morreram afogadas nos primeiros 20 dias de veraneio. Neste ano, foram duas ocorrências de afogamento, ambas registradas em praias do Litoral Norte.

Leia as últimas notícias de ZH

Mesmo com a baixa estatística, as autoridades alertam que a grande incidência de mortes por afogamentos está concentrada em áreas sem cobertura da operação de verão.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.