
A 23ª fase da Operação Lava-Jato, deflagrada na manhã desta segunda-feira, foi denominada de "Acarajé". A explicação, segundo a Polícia Federal, é que o nome da tradicional comida baiana era utilizado por alguns investigados para se referir a dinheiro em espécie.
Nem todas as etapas receberam nomes. Das 23 deflagradas até agora, 14 foram batizadas. De acordo com a própria PF, não existe critério para a escolha dos nomes. "A escolha dos nomes das operações não surge de nenhum procedimento especial. O delegado presidente do respectivo inquérito escolhe o nome de acordo com a sua conveniência", informou a assessoria.
Leia mais:
Humberto Trezzi: um petardo contra o PT
Lava-Jato investiga repasse de R$ 7 milhões para grupo de João Santana
Relembre os outros nomes e seus significados:
22ª fase - Triplo X
Triplo X faz alusão ao apartamento tríplex que pertence à offshore panamenha Murray, uma das empresas investigadas nesta fase. Trata-se do edifício no Guarujá onde Lula tem um apartamento de cobertura, na outra torre, e que teve a reforma custeada pela construtora
21ª fase - Passe Livre
O nome da 21º etapa faz alusão à amizade entre o empresário José Carlos Bumlai, preso pela PF na deflagração desta fase, e o ex-presidente Lula. Segundo a Polícia Federal, Bumlai tinha livre acesso ao Palácio do Planalto.
20ª fase - Corrosão
A PF afirmou que a escolha do nome faz alusão ao desgaste dos brasileiros em relação à luta contra a corrupção. A palavra também é um trocadilho, já que a corrosão é um dos principais problemas de desgastes nas plataformas de petróleo.
19ª fase - Nessum dorma
A tradução do nome é "ninguém durma" e serviria como um recado para os corruptos, de que a Polícia Federal está investigando todos os passos.
17ª e 18ª fases - Pixuleco
O nome da fase faz referência ao termo usado por João Vaccari Neto para falar sobre o dinheiro cobrado de empreiteiras do cartel que atuava na Petrobras.
16ª fase - Radioatividade
O nome foi escolhido porque nesta fase a investigação atingiu a Eletronuclear, empresa de energia subsidiária da Petrobras e que é acionária da união.
15ª fase - Conexão Mônaco
Nesta etapa, a PF prendeu o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Pedro Zelada. Segundo a investigação, ele mantinha 11,6 milhões de euros de maneira supostamente ilícita em conta secreta no Principado de Mônaco, daí o nome da fase.
14ª fase - Erga Omnes
O nome da operação é uma expressão em latim que significa "vale para todos". O termo é usado quando uma decisão jurídica abrange a todos, não somente o autor e o réu de uma determinada ação. Ou seja, um aviso de que nem os "gigantes" escapariam da investigação.
11ª fase - Origem
Mais de um ano depois de iniciada, neste ponto a Lava- Jato voltou à sua origem e investigou os primeiros nomes que foram descobertos a partir do envolvimento com o doleiro Alberto Yousseff _ os ex-parlamentares André Vargas (PT-PR), Pedro Corrêa (PP-PE) e Luiz Argôlo (SD-BA).
10ª - Que país é esse?
O nome desta fase da operação se refere a uma frase dita pelo ex-diretor da Petrobras Renato Duque ao ser preso pela primeira vez.
9ª fase - My Way
A fase foi batizada de "My Way" (Meu Jeito) em referência a como um dos delatores do esquema, Pedro Barusco, se referia a Renato Duque.
7ª fase - Juízo final
O nome foi dado para sugerir a dimensão desta etapa da operação, que foi a que teve mais mandados de prisões, um total de 25, entre temporárias e preventivas.