Contra a sujeira e o Aedes

Morador de Porto Alegre faz mutirão para recolhimento de lixo às margens do Guaíba

Somente neste domingo foram recolhidos cerca de 300 kg de resíduos

21/02/2016 - 18h06min
Morador de Porto Alegre faz mutirão para recolhimento de lixo às margens do Guaíba Tadeu Vilani/Agencia RBS
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Um exército de um homem só realizou um mutirão neste domingo para retirar da orla do Guaíba o lixo que é jogado na água diariamente e se acumula nas prainhas. Com o apoio de um amigo, o corretor de imóveis João Carlos Vargas da Silva Júnior, 42 anos, coletou cerca de 300 kg de resíduos como tapetes, colchões, lonas e sacolas plásticas que estavam próximos ao Barra Shopping Sul. O amigo, além de fotografar, ajudou a levar o entulho colhido por Vargas até um ponto de coleta da prefeitura.Vargas fez solicitação de recolhimento pelo telefone 156. 

— O pôr-do-sol é nosso cartão postal, e eu tenho o costume de ficar à beira do Guaíba apreciando o fim de tarde, a flora, a fauna. Eu sempre notei o acúmulo de lixo na beira. Tenho limpado há alguns anos, mas com a proliferação do Aedes aegypti resolvi criar uma página no Facebook para combater o mosquito e deixar a nossa orla mais agradável — conta.

Leia mais
Operação contra Aedes encontra mais de 30 mil pneus em Ernestina
O que já se sabe sobre o zika vírus e o que ainda é dúvida
Secretário promete visitas a todos os domicílios do Brasil até março

No primeiro mutirão, realizado no último dia 13, Vargas contou com o que chamou de "apoio moral" de três amigos e conseguiu retirar 200 kg de lixo da orla. A atividade foi realizada próximo aos portais Mario Totta e Otto Niemeyer, no bairro Tristeza. Segundo ele, o incentivo dos companheiros foi fundamental.

_ É praticamente um exército de um homem só, mas eu não desacorçoo. Tenho saúde para outras coisas e para isso também.

Quem quiser se juntar a Vargas e seus amigos pode consultar a data dos próximos mutirões na página Aedes fatal, no Facebook.   


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.