Novas manobras?

Presidente do Conselho de Ética da Câmara diz que partidos interferem para beneficiar Eduardo Cunha

José Carlos Araújo afirma que troca de titulares do PTB no colegiado se deve à pressão envolvendo processo disciplinar contra Eduardo Cunha

Por: Agência Estado
16/02/2016 - 15h59min | Atualizada em 16/02/2016 - 16h03min

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PSD-BA), concluiu na tarde desta terça-feira que a troca de titulares do PTB no colegiado se deve à pressão envolvendo o processo disciplinar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo ele, o órgão "foi feito para não sofrer interferência partidária, mas, pelo que estou vendo, a pressão está sendo tão grande que os partidos estão interferindo indiretamente". 

Nesta terça, a deputada Jozi Araújo (PTB-AP) foi indicada pela bancada de seu partido na Câmara para substituir Nilton Capixaba (PTB-RO) como membro titular no Conselho de Ética. Um dia após a divulgação de que substituiria Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) no colegiado, Capixaba renunciou à vaga alegando que não dispunha de tempo para participar das reuniões. 

Leia mais:
Cunha é notificado pela Justiça sobre pedido de afastamento
STF pode marcar data para avaliar denúncias contra Cunha e Renan
Teori Zavascki retira sigilo de denúncia contra Cunha no STF

Capixaba tinha sido indicado para o Conselho de Ética por Jovair Arantes, após Faria de Sá renunciar à vaga de titular, em troca da promessa de ser indicado por Arantes para a presidência da Comissão de Seguridade Social da Casa. A manobra visava a beneficiar o presidente da Câmara, que é alvo de processo por quebra de decoro parlamentar no colegiado. 

José Carlos Araújo confirmou que Faria de Sá renunciou à titularidade atendendo a um apelo de Jovair Arantes. Cunha nega a manobra e diz não interferir nas indicações de Jovair, seu aliado de primeira hora. 

— Qualquer coisa que acontece no conselho vira manobra. Eu sei lá o que o PTB fez ou deixou de fazer. Eu tenho lá a ver com o que o PTB faz ou que os outros partidos fazem. Quantas pessoas já saíram e voltaram do conselho nesse período? — afirmou Cunha no início da tarde desta terça.  

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.