Chuva forte

Temporais devem atingir o Rio Grande do Sul nesta terça-feira

Rajadas de vento podem chegar a 99km/h, segundo Defesa Civil 

08/02/2016 - 15h35min | Atualizada em 08/02/2016 - 21h21min

Uma frente fria que costeia o Uruguai e a Argentina deve trazer temporais a todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

Conforme meteorologistas da Somar, uma chuva mais fraca deve atingir algumas regiões do Estado nesta segunda-feira. Com o avanço da frente fria, porém, a terça-feira promete rajadas de vento de até 99km/h e chuvas mais intensas. As regiões mais atingidas devem ser a Central, a Fronteira Oeste, a Metropolitana e os vales do Sinos e Taquari.

Dicas para aproveitar a praia mesmo com a previsão de tempo nublado e chuvoso  

Castigada por três temporais nas duas últimas semanas, Porto Alegre deve se preparar para lidar com mais um. Até o fim da manhã, ventos e chuvas fortes podem atingir a Capital. Ainda que o fenômeno previsto seja considerado normal para a época e deva ter proporções menores do que a tempestade que derrubou árvores e deixou milhares sem água e luz no fim de janeiro, podem haver mais estragos.

— Consideramos os ventos fortes a partir de 54 km/h. Acima dessa velocidade, ele já tem potencial para causar estragos maiores e derrubar árvores — explica a meteorologista Patricia Vieira, da Somar.

Governo federal garante recursos para obras de drenagem da Capital  

O volume de chuva na Capital, no entanto, não deve ser tão grande. A expectativa é que chovam cerca de 20 milímetros. Entre o dia 29 de janeiro, quando teve início a tempestade que causou diversos estragos, até as 6h do dia 30 de janeiro, foram 39 milímetros.

Se o que mais preocupa aos porto-alegrenses é a possibilidade de uma nova ventania, na fronteira com o Uruguai, os municípios terão de lidar com maior quantidade de chuva — e em um período curto de tempo. Nessas cidades, a estimativa é de que chova cerca de 50 milímetros somente na terça-feira, cerca de um terço da média de fevereiro na região.

Fortunati reassume prefeitura e vistoria situação de parque destruído pela tempestade  

A boa notícia é que o mau tempo será passageiro. Na quarta-feira, após a passagem da frente fria, o tempo deve firmar novamente em todo o Estado. 

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.