Com a divulgação de uma conversa telefônica gravada entre Dilma Rousseff e Luiz Inácio Lula da Silva, a oposição cobra a renúncia da presidente e a prisão do novo ministro da Casa Civil.
O áudio em que Dilma fala sobre "termo de posse" de Lula paralisou o plenário da Câmara. Deputados de oposição começaram a gritar "Lula ladrão" e "fora, Dilma".
Plenário da Câmara em polvorosa. Deputados chamam Lula de
– Ambos (Dilma e Lula) não merecem outro lugar que não seja a prisão - afirmou Rubens Bueno (PR), líder do PPS.
Leia mais:
Diálogo com Dilma sugere ação para evitar prisão de Lula
Manifestantes protestam pelo Brasil contra Lula e o governo
Gravação teria sido feita após juiz determinar fim do grampo em Lula
A oposição tentará impedir a posse de Lula por meio de ações judiciais e quer a investigação de Dilma por tentativa de obstruir a Justiça com a indicação do padrinho para a Casa Civil, o que lhe devolve foro privilegiado e coloca as investigações do triplex e do sítio de Atibaia no STF.
– A casa caiu. A presidente faz obstrução à Justiça. Vamos pedir a renúncia da presidente Dilma – discursou Pauderney Avelino (AM), líder do DEM.
– Esperamos que amanhã a Polícia Federal esteja na porta de Lula para decretar sua prisão – afirmou Mendonça Filho (DEM).

Os líderes da oposição vão pedir ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que ele acelere a eleição da comissão especial que dará o parecer do rito do impeachment. Eles acreditam que as gravações vão facilitar a aprovação da abertura do processo.
*Estadão Conteúdo