
Delegados da Polícia Federal realizaram um ato simbólico, na tarde desta sexta-feira, em apoio à instituição e às equipes responsáveis pela Operação Lava-Jato. O grupo deu um "abraço" na sede da Superintendência Regional em Porto Alegre.
O ato ocorreu em em todo o país e foi organizado pelas diretorias regionais da Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Na Capital, os policiais vestiram camisetas pretas com a frase "Polícia Federal: orgulho nacional #euapoioapf".
– A gente defende uma atuação isenta e democrática de todos os polícias que estão envolvidos e desenvolvendo seu trabalho com toda imparcialidade necessária que ele requer – disse o presidente da Associação Regional dos Delegados, José Mauro Pinto Nunes.
Leia mais:
PGR tende a considerar legais escutas de Lula e Dilma
"Não sou passível de grampo", diz Dilma sobre escutas com Lula
VÍDEO: protestos, sessão na Câmara, fala de Dilma e repercussões desta sexta
Os delegados ainda divulgaram nota para pedir maior autonomia da instituição. O texto critica as circunstâncias da substituição do Ministério da Justiça.
"Sem fazer juízo de valor sobre a escolha do novo ministro, as circunstâncias da substituição da pasta da Justiça demonstram que a Polícia Federal ainda não possui garantia constitucional necessária para continuar investigando e combatendo o crime organizado e a corrupção, principalmente quando os alvos fazem parte do alto escalão do poder político da República."
Os delegados pedem a aprovação da PAC 412/09, que prevê a autonomia administrativa, funcional e orçamentaria da PF.