A França vai organizar em 30 de maio em Paris uma reunião ministerial internacional com o objetivo de reativar o processo de paz israelense-palestino, anunciou nesta quinta-feira o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault.
Em uma entrevista a quatro jornais internacionais, o ministro francês afirmou que a reunião será aberta pelo presidente François Hollande.
O encontro deve ter a participação de 20 países, além da União Europeia e da ONU, mas não de israelenses e palestinos, para "desapaixonar as discussões"
Ayrault disse aos repórteres do Wall Street Journal, Haaretz, Al Quds al-Arabi e Libération que a reunião pode permitir a preparação, em caso de sucesso, de uma cúpula internacional no segundo semestre, desta vez com a presença de israelenses e palestinos.
"As partes estão mais afastadas que nunca", admitiu o ministro francês, antes de ressaltar: "Não há outra solução ao conflito que o estabelecimento de dois Estados, israelense e palestino, que vivam lado a lado em paz e em segurança, com Jerusalém como capital compartilhada".
"Não podemos ficar sem fazer nada, precisamos atuar antes que seja tarde demais", completou.
As conversações de Paris terão como base a iniciativa de paz árabe de 2002, que foi rejeitada pelos israelenses, disse o ministro francês.
* AFP