
Com o relatório aprovado na comissão especial, o impeachment da presidente Dilma Rousseff avançou mais uma etapa na Câmara dos Deputados, em Brasília. Foram 38 votos a favor e 27 contrários em uma sessão que teve quase 10 horas de discussões e troca de ofensas. Ou seja, 58% dos deputados integrantes votaram pelo afastamento de Dilma, mas o percentual, caso se repita no plenário, não seria suficiente para o processo avançar ao Senado.
A continuidade do impeachment ainda depende de avaliação de todos os parlamentares, o que deve acontecer no próximo domingo. Somente com pelo menos 342 (66%) votos a favor dos 513 deputados a admissibilidade do afastamento será encaminhada aos senadores.
Leia mais:
Veja como está o placar do impeachment na Câmara dos Deputados
Comissão aprova parecer favorável à abertura do processo de impeachment
Saiba como votaram os 65 deputados da comissão especial do impeachment
Apesar de já ter se preparado para a derrota na comissão especial, o governo federal não esperava tantos votos contrários. A projeção do Planalto era de, no máximo, 32 deputados a favor do processo. O resultado surpreendeu o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner.
Até o momento, as intenções declaradas de voto contabilizam 299 (58%) a favor do impeachment e 123 contrários. Os indecisos somam 48. Do total de parlamentares, 43 não responderam.
Clique na imagem abaixo e veja como está o placar na Câmara: