Um jovem radical detido na segunda-feira passada no sudoeste da França sob suspeita de preparar ataques contra turistas estrangeiros foi denunciado na noite desta sexta-feira e colocado sob detenção provisória, informou uma fonte judicial.
Detido na noite de segunda-feira na estação de Carcassonne e suspeito de querer cometer uma "ação violenta" iminente contra turistas americanos e russos, o jovem de 22 anos foi denunciado por associação para cometer crime de caráter terrorista, segundo a fonte.
O suspeito, convertido ao Islã, "foi a Carcassonne com o objetivo de cometer uma ação violenta" especialmente contra russos e americanos, informou na véspera uma fonte judicial.
Durante sua detenção, na noite de segunda-feira, o homem estava com uma faca e uma marreta, segundo a fonte.
O suspeito é originário de Lunel, uma localidade do sul da França, de onde cerca de 30 pessoas viajaram para combater na Síria. Era conhecido pelos serviços especializados na luta contra o terrorismo.
A detenção aconteceu dentro de uma investigação aberta na última segunda-feira pela seção antiterrorista do Ministério Público de Paris por formação de quadrilha com objetivos terroristas.
Localidade muito frequentada por turistas, Carcassonne é Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por sua cidadela medieval e pelo Canal do Meio-Dia.
arb/lr