Nova York

Boeing anuncia que EUA autorizaram venda de aviões ao Irã

21/09/2016 - 18h24min

A fabricante de aviões Boeing anunciou nesta quarta-feira (21) que teve o aval dos Estados Unidos para vender aviões novos ao Irã, algo inédito desde a Revolução Islâmica de 1979.

Essa aprovação, que chega em forma de licença, refere-se a um pedido estimado em US$ 25 bilhões feito pela Iran Air à companhia americana em junho.

As duas empresas assinaram um protocolo à espera da decisão final das autoridades americanas.

"Recebemos uma licença e continuamos as negociações com a Iran Air", confirmou à AFP o porta-voz do grupo de Chicago, Marc Sklar.

"O acordo de venda final deveria respeitar o marco da licença que nos concederam", acrescentou.

O acordo com a Iran Air se refere a 80 aeronaves, incluindo os modelos 737 MAX, 300ER e 900.

Se a Boeing quiser vender mais de 80 aviões novos para a Iran Air, ela terá de solicitar outra licença, indicou à AFP uma fonte próxima ao caso.

Esse pedido pode se valorizar em US$ 25 bilhões, disse em junho à AFP uma fonte próxima às negociações sob anonimato. Mas a quantidade poderia variar até o fim do contrato, já que as companhias aéreas muitas vezes obtêm fortes descontos por parte das construtoras.

A negociação se viu ameaçada em julho passado, quando a Câmara de Representantes dos EUA adotou uma série de medidas proibindo as grandes instituições financeiras, principalmente americanas, de conceder linhas de crédito para qualquer compra de aviões comerciais que pudessem ser usados com fins militares.

Para entrar em vigor, essas medidas teriam de ser aprovadas pelo conjunto do Congresso.

A Airbus, grande concorrente europeu da Boeing, também recebeu nesta quarta-feira uma autorização de Washington para concluir a venda de 118 aeronaves para Teerã.

Os dois grupos puderam começar a negociar com o Irã graças ao acordo sobre o programa nuclear de Teerã, alcançado em 2015 com as grandes potências ocidentais, que suavizou o embargo econômico contra a República Islâmica.

lo/jld/sha/sgf/fj/cb/tt

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.