Previsão do tempo

Confira como será o primeiro dia de primavera em Caxias do Sul

A estação começa às 11h21min desta quinta-feira

Por: Pioneiro
21/09/2016 - 10h30min | Atualizada em 21/09/2016 - 10h30min
Confira como será o primeiro dia de primavera em Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
O dia deve ser ensolarado e marcado por uma característica típica desta época: a variação de temperaturas Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O primeiro dia de primavera em Caxias do Sul, estação que começa às 11h21min de quinta-feira, deve ser ensolarado e marcado por uma característica típica desta época: a variação de temperaturas. O termômetro deve marcar 10ºC ao amanhecer e a sensação térmica é estimada em 26ºC à tarde. Porém, apesar da expectativa de tardes mais quentes, os caxienses provavelmente terão que aguardar alguns dias para aproveitar o sol aos fins de semana: uma frente fria chega sábado trazendo chuva fraca e derrubando a mínima para entre 5ºC e 7ºC.

Segundo o meteorologista Celso Oliveira, esta primavera deve ser menos chuvosa do que a de 2015, fator influenciado pelo Oceano Pacífico, que neste ano está levemente mais frio. Para a agricultura, no entanto, ele deixa um alerta: é preciso atenção a estiagens regionalizadas com possibilidade de ocorrer no final do ano.

Os últimos meses do ano também são o período em que menos deve chover: em novembro é esperado 10% abaixo da média e em dezembro, 25% abaixo. Outubro deve ser o mês mais chuvoso, quando são esperados 10% acima do normal. No total, a primavera deve ser marcada por índice abaixo do histórico: espera-se entre 400 e 425 milímetros, enquanto a média é em torno de 500 milímetros.

Confira as últimas notícias do Pioneiro

Ainda não é possível prever até quando devem persistir as temperaturas baixas, apesar da expectativa por dias mais quentes diante do fim do inverno e da proximidade do horário de verão, que começa dia 16 de outubro e propicia períodos mais estendidos de sol. O termômetro vai continuar com índices baixos especialmente ao amanhecer, embora o frio não seja persistente: a variação vai continuar e o calor contínuo só é esperado para o fim do ano.

— O recado é: não guarde suas roupas de frio e de meia estação pelo menos até fim de outubro. Não vai fazer frio o tempo inteiro, mas volta e meia virá uma onda de frio. Não é porque a estação vai mudar que o frio vai embora — explica o meteorologista.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.