Pequim

Denúncia contra Tesla na China após morte de motorista

21/09/2016 - 20h17min

O pai de um motorista que morreu quando conduzia um carro elétrico Tesla com sistema de piloto automático apresentou uma denúncia na China contra a fabricante americana, disse na quarta-feira a sua advogada à AFP.

Gao Yaning, de 23 anos, morreu em janeiro quando seu Tesla Model S colidiu com outro veículo em uma autoestrada da província de Hebei (norte). Seu pai, Gao Jubin, apresentou uma ação judicial em junho contra a empresa automotriz, indicou sua advogada, Cui Qiuna.

A família está convencida de que o jovem ativou o sistema de condução automática (Autopilot), que considera responsável pelo acidente.

Na terça-feira, no primeiro dia do julgamento em um tribunal de Pequim, o pai pediu uma investigação para saber se o Autopilot estava ativado no momento do acidente.

Também pediu à Tesla uma indenização de 1.500 dólares, que a empresa deixe de usar na sua publicidade o termo "condução automática", e que peça desculpas por "propaganda enganosa".

Em agosto, após outro incidente similar, sem vítimas mas que teve ampla cobertura da imprensa, a Tesla modificou a descrição em chinês do seu sistema Autopilot, ressaltando que se trata apenas de uma ajuda à condução.

Em outras ocasiões, a empresa afirmou que seu piloto automático, lançado no ano passado, não é um sistema totalmente autônomo e que os motoristas são alertados de que precisam estar ao volante e no controle.

O sistema permite que o veículo mude automaticamente de pista, controle a velocidade e freie para evitar uma colisão. A função é ativada pelo motorista e pode ser anulada por ele.

Em maio nos Estados Unidos, outro veículo Tesla esteve envolvido em uma colisão mortal, quando o sistema Autopilot não detectou um caminhão devido ao mau tempo e à pouca visibilidade.

Ante as críticas, a Tesla apresentou na semana passada um sistema melhorado, baseado em radares e que permitirá, segundo a empresa californiana, funcionar "com chuva, neblina e neve".

wf/jug/bar/prh/pc/age/db

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.