Nova York

Grupo de apoio à Síria se reunirá nesta quinta-feira em Nova York

21/09/2016 - 21h12min

Estados Unidos e Rússia presidirão nesta quinta-feira em Nova York mais uma reunião com potências e organizações internacionais para tentar salvar o processo diplomático sobre a guerra na Síria, informou nesta quarta-feira um diplomata americano.

O Grupo Internacional de Apoio à Síria (GIAS) se reunirá na quinta-feira à margem da Assembleia Geral da ONU, afirmou o funcionário americano após uma reunião na terça-feira em Nova York na qual foi constatado o ponto morto diplomático que se encontra a resolução do conflito na Síria, pelas grandes diferenças entre Washington e Moscou.

Outras fontes diplomáticas deram a entender que a reunião será celebrada às 14H00 (18H00 GMT, 15H00 horário de Brasília) em Nova York.

O GIAS, criado em 2015 em Viena, reúne 23 potências mundiais, regionais e organizações multilaterais envolvidas na crise síria, incluindo Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Irã, Turquia, ONU e a União Europeia.

O grupo conta com um planejamento diplomático sobre a Síria que inclui um cessar-fogo duradouro, a entrega de ajuda humanitária e um princípio de processo político entre o regime sírio a oposição moderada.

nr/sha/sgf/cd/cc

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.