Violência no trânsito

Marcado júri de motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre

Caso ocorreu no bairro Cidade Baixa em fevereiro de 2011

22/09/2016 - 18h28min | Atualizada em 22/09/2016 - 20h01min
Marcado júri de motorista que atropelou ciclistas em Porto Alegre Ricardo Duarte/
Foto: Ricardo Duarte

A 1ª Vara do Júri de Porto Alegre marcou para 23 de novembro deste ano o júri de Ricardo José Neis, acusado de atropelar ciclistas na Cidade Baixa, em Porto Alegre. A informação é do Promotor do Ministério Público, Eugênio Amorim.

O bancário responde em liberdade por 11 tentativas de homicídio e cinco lesões corporais. O crime ocorreu em fevereiro de 2011. Em fevereiro, o processo passou a ser acompanhado pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Corregedoria-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul para agilizar a conclusão do caso. As informações são da Rádio Gaúcha.

Leia também:
Cinco anos depois, como está o caso do atropelamento de ciclistas
Com decisão do STJ, pena de atropelador de ciclistas pode dobrar
STJ determina que atropelador de ciclistas deve ir a júri popular

O caso repercutiu internacionalmente por ser registrado em vídeo:

Recursos

Em 2012, a Justiça determinou que Neis seria julgado pelo Tribunal Júri por 17 tentativas de homicídio. O réu recorreu da decisão no Tribunal de Justiça, que manteve a decisão. Então, recorreu também o Superior Tribunal de Justiça, onde o recurso permaneceu por mais de um ano.

A defesa, no entanto, conseguiu diminuir o número de vítimas do crime de tentativa de homicídio, porque cinco ciclistas não foram atingidos diretamente e outro nunca compareceu para prestar depoimento. O teor da tentativa de homicídio, que era triplamente qualificado, também foi convertido para simples, reduzindo a pena em caso de condenação.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.