Crime em Canoas

"Nunca passou pela cabeça que seria ele", diz cunhada de suspeito por encomendar morte de corretora 

Jéssica Reinaldo, 27 anos, irmã de Andressa Friedrich, 25 anos, assassinada no domingo, conta que a família recebeu com surpresa a notícia da prisão do viúvo, André Friedrich

20/09/2016 - 18h30min | Atualizada em 20/09/2016 - 18h34min
"Nunca passou pela cabeça que seria ele", diz cunhada de suspeito por encomendar morte de corretora  Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A prisão do marceneiro André Friedrich, 33 anos, suspeito de ter encomendado a morte da esposa, Andressa Reinaldo Ellwanger Friedrich, 25, chocou e surpreendeu a família da vítima. Irmã mais velha da jovem assassinada com um tiro na cabeça no domingo, em Canoas, a assessora comercial Jéssica Reinaldo, 27 anos, contou à reportagem que o relacionamento do casal era "um pouco instável", mas que jamais desconfiou que André pudesse ter envolvimento com a morte de Andressa.

Leia mais
Polícia prende marido por morte de corretora de Canoas
Policiais de três cidades em busca de matador de corretora
Corretora assassinada e marido brigavam por bens

Como a família recebeu a notícia de que o André seria o mandante do crime?

A gente ficou sabendo pela imprensa. De início, eu não acreditei. Achei que era fofoca. Foi somente com o pronunciamento do delegado e depois com o vídeo dele confessando o crime que caiu a ficha.

Chegaram a desconfiar dele em algum momento?

Jamais. A gente podia pensar em ex-namorado, em vizinho que ela tenha brigado, mas nunca passou pela cabeça que seria ele.

Por quê?

Pelo amor que ele sentia por ela e pela Sara (filha do casal).

Há relatos de que o casal brigava com frequência e que Andressa até pensava em se separar. Como era o relacionamento deles?

Era um relacionamento um pouco instável. Brigas, discussões e depois viagens românticas. Era um vai e volta, mas eles estavam sempre juntos.

Tem conhecimento de que eles brigavam por herança?

Não. A Andressa tinha um temperamento muito forte e o André era uma pessoa muito calma. As brigas aconteciam por motivos banais, um queria fazer uma coisa e outro não.

O que poder ter acontecido para que se chegasse nesse ponto?

Não sei. Ou era muito estresse, muita pressão psicológica, que chegou ao ponto que ele não aguentou... É dificil dizer. Ou era para dar um susto ou era para vir a óbito mesmo, mas, independente disso, alguma coisa aconteceu que ele não suportou mais.

Acha que pode ter envolvimento de mais gente?

A polícia diz que tem uma terceira pessoa, mas a gente não sabe quem é.

Como está a filha do casal?

Está bem. Ela está olhando desenho animado. Então, está mais tranquila. É óbvio que ela chama "meu papai" e "mamãe Dessa". Mas ela não chora, só chama. Tem muita criança na volta dela, ela está brincando. A gente está dando todo o suporte para ela não sofrer.

Como o André se comportou no velório?

Pensa no melhor marido do mundo que tinha perdido o amor da vida dele. Desesperado. Eu contive o meu sofrimento para não cair e poder segurar ele, porque ele estava sofrendo muito.

Como vocês estão lidando com tudo isto?

Eu estou sem dormir e sem comer . Estou à base de café. Não consegui parar para pensar. Ao mesmo tempo em que todos os indícios levavam para uma execução, jamais passou pela minha cabeça que era ele. Estou perplexa. Não tenho nenhum sentimento. A gente fez parte de um teatro lá no enterro. Foi uma encenação de novela, e o André foi um grande ator.

O que gostaria de dizer pra ele?

Queria entender porque ele fez isso, porque não se separaram. Seria melhor do que tu tirar a vida de uma pessoa que ele dizia que amava tanto.

Pensa em perdoá-lo?

Não existe perdão. Quem perdoa é Deus. Eu não posso perdoar, até porque o meu sentimento está muito confuso. Hoje, estou aqui para cuidar da Sara, para dar amor, carinho e uma boa educação. Para ser a mãezinha dela. Como minha irmã sempre dizia, o dia em que eu ou o André faltar, tem a Jéssica. Eu ainda brincava com ela dizendo que eu ia antes, por ser a mais velha, e ela dizia: a gente não sabe o dia de amanhã. Isso me marcou muito.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.