O que você precisa saber  

O que será afetado pelas manifestações das centrais sindicais: veja 7 coisas para começar a quinta bem informado

ZH indica os assuntos mais importantes do dia    

22/09/2016 - 07h31min | Atualizada em 22/09/2016 - 07h31min

1. Manifestantes bloqueiam garagens de ônibus em Porto Alegre

Centrais sindicais protestam, na manhã desta quinta-feira, contra a reforma de direitos trabalhistas proposta pelo governo Michel Temer. Em Porto Alegre, manifestantes bloquearam as garagens de ônibus das empresas Sudeste, Gasômetro, Trevo, VTC, Sopal e Nortran, impedindo a saída dos coletivos, no começo da manhã. Às 7h, elas foram liberadas. Na sequência, os sindicalistas saíram em caminhada em direção à região central da cidade.

2. Nova fase da Operação Lava-Jato mira Mantega

Operação Lava-Jato deflagrou, na manhã desta quinta-feira, uma nova fase. Trata-se da 34ª etapa da operação que investiga denúncias de corrupção na Petrobras. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Policiais federais cumprem, desde as primeiras horas da manhã, mandados de busca e apreensão. Segundo o portal G1, os agentes foram à casa do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, em São Paulo.

3. Ensino Médio deve ter currículo flexível e carga horária maior

Uma discussão de anos sobre mudanças no Ensino Médio em todo o Brasil pode ser abreviada sem a participação de alguns dos principais envolvidos nesta quinta-feira. Com um projeto de lei sobre o tema tramitando no Congresso desde 2013, ainda sem data para votação, as definições que prometem impactar a vida de milhões de estudantes devem partir de uma medida provisória (MP) editada por Michel Temer. O anúncio está previsto para ocorrer às 15h, após uma reunião entre o presidente e o ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE).

4. Por que a Petrobras pode reduzir preço da gasolina em até 10% 

Admitir a possibilidade de reduzir preços dos combustíveis em meio a uma das mais severas crises da história da Petrobras pode parecer estranho, mas a estatal tem bons motivos econômicos para estudar a hipótese. Adriano Pires, diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), que acompanha a política de preços de gasolina e diesel há décadas, estima que atualmente os brasileiros estão pagando pela gasolina 20% acima do valor de referência internacional e, no caso do diesel, 40% acima do preço que baliza os preços globais. 

5. Inter decide vaga às quartas da Copa do Brasil

Praticamente classificado às quartas da Copa do Brasil, o Inter vai a campo na Arena Castelão com jogadores experientes. Veja todos os detalhes do confronto.

6. Depois da classificação suada, Grêmio vira chave e se prepara para a Chapecoense

Após a vitória dramática nos pênaltis, o Grêmio treina às 15h no CT Luiz Carvalho, agora com foco no Brasileirão. O sorteio do adversário nas quartas da Copa do Brasil sai nesta sexta.

7. Primavera, que começa nesta quinta, será de pouca chuva no RS

A primavera, que se inicia às 11h21min desta quinta-feira, deverá ser um período com menos chuva em relação aos últimos meses. Nesta quinta-feira, o tempo ficará firme em todo o Rio Grande do Sul. Pela manhã, a temperatura será amena, mas o calor aumenta no decorrer do dia. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a temperatura pode chegar a 27°C. Na Capital, a máxima pode atingir 25°C.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.