O que você precisa saber

UFRGS vota hoje mudanças no ingresso por cotas: veja 7 coisas para começar a sexta bem informado 

ZH indica os assuntos mais importantes desta sexta-feira

23/09/2016 - 07h26min | Atualizada em 23/09/2016 - 07h26min

1. MEC afirma que artes, educação física, filosofia e sociologia seguem obrigatórias no Ensino Médio

Ao anunciar, na quinta-feira, as mudanças no Ensino Médio, o Ministério da Educação divulgou um texto apontando que algumas velhas conhecidas dos estudantes — artes, educação física, filosofia e sociologia — deixariam de ser tema obrigatório ao final da educação básica. O texto, porém, estava equivocado. Na versão encaminhada para publicação no Diário Oficial — que deve vir a público nesta sexta para então ir à apreciação do Congresso Nacional —, o texto final aponta que não está decretado o fim de nenhuma disciplina.

2. UFRGS vota nesta sexta-feira mudanças no ingresso por cotas

Proposta que altera o ingresso de estudantes com direito a cotas na UFRGS deve ser votada pelo Conselho Universitário (Consun), órgão máximo da instituição, nesta sexta-feira. Elaborado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o texto é estruturado em três pontos principais, e o mais polêmico diz respeito à impossibilidade de vestibulandos disputarem as vagas destinadas à ampla concorrência e as reservadas a egressos de escola pública. Dezenas de jovens contrários à proposta ocuparam o térreo do prédio da reitoria, na Avenida Paulo Gama, na tarde de quinta-feira.

3. Em um mês, tarifa da CEEE deve ser reduzida em média 12,18%

Um semestre de exceção na sequência de resultados negativos do Grupo CEEE, que tem uma empresa de geração e transmissão (CEEE-GT) e outra de distribuição (CEEE-D), não é suficiente para afastar temores sobre o futuro da empresa. Mas seu presidente, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, está confiante de que poderá "manter pública e tornar eficiente" a estatal de energia. Nem a redução de tarifa, que já está confirmada em voto do relator em 12,18% e deve vigorar em 25 de outubro, perturba. Segundo Pinheiro Machado, os ganhos de eficiência obtidos nestes 20 meses de gestão devem superar a baixa na cobrança e, assim, manter o equilíbrio na receita.

4. Sorteio na CBF define os confrontos das quartas da Copa do Brasil

A partir das 9h desta sexta, os oito clubes que ainda estão na competição irão conhecer os próximos adversários. O Rio Grande do Sul segue representado pela dupla Gre-Nal e pelo Juventude.

5. Jogo no Ceará rende mudanças no time do Inter

A partida colorada contra o Fortaleza terminou com derrota por 1 a 0, mas classificação às quartas da Copa do Brasil. E os desempenhos de atletas "testados" nesta quinta devem provocar mudanças no time titular contra o Atlético-MG. 

6. Mudanças serão testadas no Grêmio

O técnico Renato Portaluppi irá definir no treino desta sexta os substitutos de Kannemann, Edílson e Maicon, todos suspensos, para a partida de domingo contra a Chapecoense. A tendência é que Wallace Reis, Ramiro e Jailson sejam os escolhidos para entrarem na equipe titular.

7. Tempo segue firme no Estado nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, os ventos que sopram do quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas mínimas pela manhã. Ao longo do dia, o tempo permanece firme em todo o Rio Grande do Sul, mas à tarde a situação começa a mudar. A formação de um ciclone extratropical no oceano na altura da costa da Argentina, faz os ventos mudarem de direção e passam a soprar do quadrante sul. Consequentemente, leva um ar mais frio e, então, as máximas apresentam uma leve queda. Devido à ação do ciclone, a partir da tarde, há previsão para ventos entre moderado e forte (de até 60km/h) entre a faixa sul e todo o litoral gaúcho.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.