TEMPO

Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no Sul de SC

Fenômeno foi registrado em 2009, na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis

17/10/2016 - 06h19min | Atualizada em 17/10/2016 - 16h13min
Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no Sul de SC Foto: Reprodução /  Divulgação/ Divulgação
Reprodução de vídeo mostra carro sendo retirado da água na barra do Torneiro, em Balneário Rincão. Foto: Foto: Reprodução / Divulgação / Divulgação

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que provocou a forte onda na praia de Balneário Rincão, no Sul do Estado, na tarde de domingo foi consequência de um tsunami meteorológico. De acordo com o órgão, a perturbação da pressão atmosférica sobre o mar, a velocidade e a direção da tempestade foram os fatores que ocasionaram o evento. 

Por volta das 16h30min de ontem, alguns carros estacionais na faixa de areia da praia foram arrastados para dentro do mar, após uma forte onda atingir a costa da praia. Segundo os bombeiros, fez forte calor durante o dia na região, além do vendaval que provocou estragos.

Conforme a nota da Defesa Civil, o fenômeno raro, perigoso e geralmente ocorre durante a passagem de "linhas de instabilidade atmosféricas intensas". Em 2009, um tsunami meteorológico já havia sido registrado na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis.

Tsunami meteorológico explicaria onda que arrastou carros em Araranguá


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.