Chuvarada

Gramado decreta situação de emergência devido a estragos causados pela chuva 

Município sofre com deslizamentos de terra 

19/10/2016 - 13h54min | Atualizada em 19/10/2016 - 14h56min
Gramado decreta situação de emergência devido a estragos causados pela chuva  Roni Rigon/Agencia RBS
Em Nova Petrópolis, mais de 20 pessoas precisaram deixar suas casas Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

A prefeitura de Gramado decretou situação de emergência por causa dos estragos causados pela chuva. Conforme a Defesa Civil do município, o principal problema identificado foram deslizamentos de terra que ocorrem em quase todos os bairros do município. Uma família está desalojada por causa do risco de permanecer em casa. As informações são da Gaúcha Serra.

Leia mais
Rios Caí e Taquari começam a baixar na Serra Gaúcha
Queda de barreira dificulta o trânsito próximo ao pedágio de Canela
Chuvarada deixa mais de 20 desabrigados no interior de Nova Petrópolis
Estradas do interior de Caxias seguem bloqueadas por queda de barreiras

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Boeira, será necessário reconstruir muros e construir outros para contenção. Ele afirma que ainda não existe um levantamento completo dos prejuízos que afetam a área urbana e o interior do município. De acordo com a prefeitura, o decreto de emergência facilita a contratação de serviços para reparar os danos. É que o documento possibilita dispensar licitações, por exemplo. Por causa dos deslizamentos, muitas ruas tiveram o asfalto danificado. Além disso, a prefeitura avalia que haverá necessidade de intervenções na rede de água.

Por causa da falta de segurança, a empresa responsável pelo transporte coletivo também suspendeu as linhas de ônibus pelos bairros Carazal e Serra Grande. Ruas e estradas têm sido danificadas.

Outros municípios

Em Farroupilha, 60 índios kaingangs estão abrigados no Parque Cinquentenário. Eles tiveram de deixar a reserva indígena, que fica próxima ao balneário Santa Rita, por causa do risco de alagamentos. Em Nova Petrópolis, são 29 pessoas que tiveram de deixar as casas em função das fortes chuvas. O município também deve sofrer um desabastecimento total de água nesta quarta-feira.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.