Encontro Brasil Alemanha

Missão do governo do Estado chega a Europa e já tem os primeiros compromissos

Sartiri acredita que presença de empresários em comitiva vai facilitar negociações

16/10/2016 - 17h31min
Missão do governo do Estado chega a Europa e já tem os primeiros compromissos Milena Schoeller/Rádio Gaúcha
Governador Sartori conversa com o vice-presidente da Bayer, Christian Lohbauer Foto: Milena Schoeller / Rádio Gaúcha

O governador José Ivo Sartori, secretários e presidentes de estatais desembarcaram neste domingo na Alemanha. É a quarta viagem internacional do governador, a segunda para a Europa. A comitiva se une a empresários e dirigentes de entidades que chegaram no sábado. O objetivo da viagem é buscar investimentos, além de fortalecer laços de cooperação com governantes de Estados europeus e com empresas que já investem no Rio Grande do Sul. As informações são da Rádio Gaúcha.

Nesta segunda-feira, começa na cidade de Weimar, na Alemanha, o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que deve reunir cerca de 400 empresários dos dois países. Para Sartori, a presença dos principais empresários e de representantes de indústrias facilita as negociações e apresentação do Estado como destino de investimentos:

— Desta vez, acredito que a presença de empreendedores do Rio Grande do Sul e das organizações vai ajudar a ser mais facilitado. Envolve desenvolvimento econômico, ciência e tecnologia, pequenos empreendedores, agricultura e, especificamente, a área de tecnologia da saúde. Se a gente não fizer isso, não prepara o terreno nem para hoje, nem para o futuro. Tudo é um processo, e o processo a gente vai construindo caminhando.

O encontro é tradicional e ocorre anualmente desde 1982, um ano em cada país. O Brasil tem 1,6 mil unidades de empresas alemãs. No Rio Grande do Sul, são 50 unidades e mais 30 empresas com sócios alemães.

O primeiro compromisso oficial de Sartori foi um jantar oferecido no domingo, em Erfurt, pelo Ministério de Economia, Ciência e Sociedade Digital da Turíngia, um dos Estados mais industrializados da Alemanha, conhecido como o centro mundial da indústria óptica. A Turíngia foi um dos berços da industrialização alemã, no século 19. O jantar reuniu autoridades dos dois países em um luxuoso teatro de Erfurt, dando boas vindas aos participantes do encontro econômico. José Ivo Sartori teve oportunidade de conversar informalmente com empresários alemães e brasileiros, apresentando o Rio Grande do Sul.

A abertura oficial do encontro será nesta segunda, quando o governador tem agendada uma série de reuniões. A partir daí, o objetivo é conversar oficialmente com empresários e governantes e negociar investimentos.

A comitiva gaúcha também tem compromissos em Paris, com empresas como Lactalis e Carrefour, além de apresentação a investidores sobre oportunidades no Estado. De lá, segue para Veneza.

 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.