Consequências da chuva

Nível dos rios sobe e 253 famílias são obrigadas a deixar as suas casas

Rio Caí, em Montenegro e São Sebastião do Caí, e Rio Taquari, em Estrela, estão acima do nível alerta conforme a Defesa Civil

Por: Zero Hora
18/10/2016 - 12h45min | Atualizada em 18/10/2016 - 15h09min
Nível dos rios sobe e 253 famílias são obrigadas a deixar as suas casas Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Rio transborda e moradores de São Sebastião do Caí saem de suas casas Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

A chuva que vem atingindo o Rio Grande do Sul já obrigou pelo menos 253 famílias a deixarem as suas casas desde o final de semana. Conforme o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual, 104 famílias estão desabrigadas em todo o Estado, enquanto outras 149 estão desalojadas, isto é, foram para as casas de parentes ou amigos. 

Ainda de acordo com o órgão estadual, 45 municípios foram atingidos por ocorrências como chuva forte, vendaval ou queda de granizo, provocando estragos em 1.308 residências. A situação é mais preocupante em São Sebastião do Caí, Nova Petrópolis, Cachoeira do Sul e Parobé — cidades em que 85 famílias, ao todo, foram levadas para abrigos. 

Leia mais
Temporal causa bloqueios em rodovias do RS 
Famílias são retiradas de casa após rio transbordar em São Sebastião do Caí 
Chuva persiste no Rio Grande do Sul

Apesar da previsão de chuva para a tarde desta quinta-feira, a expectativa da Defesa Civil é que as precipitações se concentram mais no norte e na região central do Estado, evitando a área da cabeceira do Rio Caí, que tem a situação mais grave. Neste caso, as águas poderiam começar a baixar na quarta-feira em São Sebastião do Caí e Montenegro.  

— Pela manhã, no momento que a vazão era maior, (o Rio Caí) estava subindo 20cm por hora. Então é mais ou menos o que acontece: 20cm por hora começa a baixar se parar de entrar água  — afirmou o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Alexandre Martins.

Além disso, entre os 10 pontos de rios com medição divulgada pela Defesa Civil, três estão acima do nível de alerta. É o caso do Rio Caí, em São Sebastião do Caí, que atingiu 14m56cm (o nível de alerta é de 7m), e em Montenegro, com 7m46cm (marca de alerta é de 6m). No Vale do Taquari, em Estrela, o Rio Taquari chegou a 18m48cm (alerta é de 17m). 

Com previsão para continuidade da chuva até a quinta-feira, a projeção da Defesa Civil é de que os números aumentem. Segundo o órgão, o nível dos rios deve subir até o próximo sábado. 

Por enquanto, o órgão está avaliando a situação e ainda não precisou distribuir alimentos. Um levantamento mais completo deve ser elaborado pela Defesa Civil a partir da quarta-feira.


 
 
 
Zero Hora No jornal Zero Hora você encontra as últimas notícias sobre esportes, economia, política, moda, cultura, colunistas e mais.